O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou julgamento de oito jogadores investigados na Operação Penalidade Máxima, que investiga um esquema de manipulação de jogos para lucro com apostas esportivas. A sessão ocorrerá na próxima quinta-feira, 1º, às 11 horas (de Brasília), no plenário do órgão, no Rio de Janeiro.
Os intimados são Eduardo Bauermann (afastado pelo Santos), Fernando Neto (afastado pelo São Bernardo), Gabriel Tota (contrato rescindido com o Juventude), Igor Cariús (Sport), Kevin Lomónaco (afastado pelo Red Bull Bragantino), Matheus Gomes (ex-Sergipe), Moraes (afastado pelo Atlético-GO) e Paulo Miranda (rescindiu com o Náutico).
A denúncia foi feita com base nos artigos 191 (deixar de cumprir o regulamento), 243 (atuar de modo prejudicial à equipe que defende) e 243-A (atuar de forma contrária à ética esportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). As punições podem passar por uma multa (R$ 100 a R$ 100 mil), além de suspensão de 180 a 360 dias. Atualmente, os oito atletas estão afastados preventivamente por 30 dias. Fora Lomónaco e Moraes, que fizeram acordo, todos foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás e se tornaram réus.
Jovem Pan