Os pisos de vinil são uma opção popular entre os proprietários de apartamentos novos, principalmente em aplicações de sala e cozinha. Primo sintético de linóleo, o piso de vinílico é resistente à água e às manchas, versátil e oferece boa durabilidade em relação ao custo.
Tipos de pisos de vinílico
Existem dois tipos de piso de vinílico: piso em placas ou reguas, no qual o material do piso é colocado em peças com variadas medidas. Embora o revestimento de placas seja mais resistente à água e mais fácil de instalar há ainda outras opções.
Piso pode ser em manta ou em placas. Ou seja eles podem ser colados na base que serão aplicados. Outra Modalidade é o piso clicado que não exige cola na instalação.
PISO VINÍLICO EM PLACAS
É frequentemente instalado em ambientes comerciais, onde o tráfego intenso é constante ou onde é desejado um ambiente limpo ou livre de estática. Também pode ser uma escolha versátil e econômica para qualquer família. Em casa, o revestimento vinílico é frequentemente usado onde se espera uma quantidade significativa de umidade. Também é freqüentemente usado em reformas para substituir pisos de maior manutenção, como carpetes.
A composição do piso vinílico é feita de duas maneiras. As placas podem ser embutida e possui várias camadas do mesmo vinil colorido que são fundidas. Com o mosaico embutido, a cor ou padrão percorre todo o caminho até o fundo. Essa é uma vantagem, pois a cor será a mesma, mesmo que uma ou duas camadas se desgastem.
Os pisos vinílicos em placas são mais baratos que os pisos embutidos. As peças desse tipo de piso têm uma fina camada de vinil na parte superior colorida com tinta de vinil e coberta com um revestimento protetor. Com o tempo ou sob quantidades extremas de tráfego, a camada de vinil pode desgastar e a cor será comprometida.
Vantagens e desvantagens dos pisos de vinílico
O piso vinílico é durável e resiste bem ao tráfego intenso de pessoas. É confortável aos pés e reduz o ruído, o que pode ser importante para proprietários com crianças ou animais de estimação. Também é mais barato que muitas outras opções de revestimento e é fácil de instalar e manter. O revestimento de vinil possui uma ampla variedade de cores e padrões para combinar com todas as decorações, incluindo uma variedade de grãos de madeira realistas.
Por outro lado, pisos vinílicos não resistem bem a cargas pesadas e podem ser danificados por objetos pontiagudos. Além disso, as cores podem desbotar com a exposição à luz solar direta demais e o piso pode ser danificado por temperaturas extremas. Por esse motivo, o vinil não é recomendado para uso externo.
PRINCIPAIS VANTAGENS
Baixa manutenção Os pisos de vinil são fáceis de manter. Você só precisa varrer regularmente e esfregar semanalmente para manter seu piso com a aparência de novo.
Durável O piso de vinil é durável e pode suportar tráfego extremamente intenso por causa de suas camadas de desgaste de nível comercial
Seu custo é acessível e instalação é rápida
Resistente a Umidade
PRINCIPAIS DESVANTAGENS
Não é indicado para ambiente Externo
Exige uma mão de obra especializada para um acabamento satisfatório
Não suporta grande quantidade de peso em sua superfície como maquinas etc.
Difícil remove-lo se após sua colação
Sobre a Instalação
A chave para a instalação bem-sucedida do piso vinílico está embaixo do próprio piso. As placas do piso vinílico exigem uma superfície extremamente lisa, porque quaisquer falhas e imperfeições aparecerão como solavancos e recortes no piso. Normalmente, o melhor substrato é uma camada de regularização bem lixada.
A maioria dos fabricantes não recomenda a colocação de novo piso vinílico sobre mais de uma camada de vinil existente e, de fato, não garante o piso se houver mais de uma camada de embaixo. Outro problema com a sobreposição do vinil existente é que, se a camada inferior for padronizada, a textura acabará aparecendo na camada superior.
O piso vinílico pode ser colocado sobre o concreto, mas, novamente, uniformidade e suavidade podem ser um problema. Além disso, uma camada regularização proporcionará uma sensação melhor aos pés.
Pequenas Reformas