Volkswagen vai cortar o câmbio manual de seus carros na Europa

0
98

A Volkswagen está prestes a lançar a primeira reestilização da oitava geração do Golf e isso será acompanhado de uma triste notícia. Ele marca o fim da produção de todos os carros manuais da marca alemã para o continente europeu. Ao menos por enquanto, os carros manuais no Brasil estão a salvo – ao menos por enquanto.

Essa baixa importante acontece por conta das novas leis de emissões de poluentes que estão forçando as montadoras na Europa a baixar suas emissões e fazer a transição completa para carros elétricos. Modelos manuais tendem a poluir mais por não ter o gerenciamento eletrônico que o câmbio automático permite. Por isso, eles estão com os dias contados.

Em entrevista à revista Autocar, Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen disse que “com a próxima geração do Golf, não teremos nenhuma versão manual”. A nova geração do Tiguan também aparentemente nascerá sem sequer uma opção de transmissão manual.

- PROPAGANDA -

Hoje, o Volkswagen Golf, que é o modelo que está gerando todo esse burburinho, é oferecido com transmissão manual em boa parte de suas versões. As variantes 1.0 TSI, 1.5 TSI, GTI e R trazem como opção o pedal de embreagem. Contudo, variantes semi-híbridas (MHEV) e híbrida plug-in só vêm com câmbio automático.

A esperança da Volkswagen é que as regras de emissões de poluentes sejam abrandadas, como vem sendo pedido pelas montadoras. Afinal, a exigência atual da Europa fará com que se torne praticamente impossível fazer um carro puramente a combustão. O futuro do câmbio manual nos VW pelo mundo, contudo, não foi decidido ainda.

AutoMais