A busca por altas produtividades de soja é uma constante entre os produtores brasileiros. Essa missão tem sido bem-sucedida a cada nova safra. Prova disso é que o país detém, desde a temporada 2019/20, o posto de líder mundial em cultivo e exportação da oleaginosa.
Para celebrar os rendimentos cada vez maiores a cada hectare, a 15ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), vai divulgar os vencedores na próxima quinta-feira (29).
O evento acontecerá em Indaiatuba, interior de São Paulo, a partir das 8h30 e contará com transmissão exclusiva na TV, site e redes sociais do Canal Rural.
Inscrições e categorias
Neste ano, o concurso conta com 6.500 inscritos, com cerca de 750 auditorias realizadas. A premiação é dividida em duas categorias:
Cultivo Irrigado
Cultivo de Sequeiro
Na primeira, é premiado o Campeão Nacional de Produtividade. Já na segunda, além do vencedor nacional, são reconhecidos os melhores resultados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste.
Vencedores da edição passada
Na edição da safra 2021/22 do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, o grande case campeão foi na categoria sequeiro.
O produtor de Pilar do Sul, São Paulo, Matheus Leonel Nunes Alves, juntamente com o consultor Rafael Antônio Campos de Oliveira, alcançaram 126,85 sacas por hectare.
Na categoria irrigada, o produtor Eduardo Burck de Sousa Costa e o consultor Lucas Jackson de Souza, de Arroio Grande, no Rio Grande do Sul, atingiram produtividade de 117,41 sacas por hectare.
15º Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja
Data: 29 de junho de 2023
Horário: 8h30 (horário de Brasília), em Indaiatuba (SP)
Transmissão: ao vivo pelo Canal Rural
Canal Rural