Se você vive em um apartamento, em uma casa geminada ou mesmo em um local que possua paredes finais, sabe bem que muitas vezes é difícil não incomodar aqueles que estão por perto com o som de sua TV, rádio ou instrumento musical.
Por esse motivo, é absolutamente natural que um número cada vez maior de pessoas esteja se interessando por isolamento acústico, inclusive a ponto de tentar fazer com elementos que não são tão óbvios assim, como os blocos de vidro.
O QUE É O ISOLAMENTO ACÚSTICO?
Dá-se o nome de isolamento acústico (ou sonoro) ao processo de criação e instalação de barreiras e obstáculos que não permitam a propagação do som. A instalação de tais elementos é feita com o intuito de dificultar a viagem das ondas sonoras, não permitindo que as mesmas alcancem outros ambientes – daí a origem do termo “isolamento”.
QUAIS MATERIAIS PODEM SER UTILIZADOS PARA ESSA FINALIDADE?
Diversos tipos de materiais costumam ser utilizados no processo de isolamento acústico, tais como vidro, madeira, tijolo, borracha e até cortiça. O segredo de um bom isolamento não está necessariamente no material, mas sim na forma como o mesmo é utilizado; não basta simplesmente colocar borracha em um local e esperar um bom isolamento acústico.
É preciso utilizar uma combinação de técnicas e materiais, como por exemplo, paredes de vidro duplas ou portas de madeira com placas de aço, para criar obstáculos, que bloqueiem a passagem do som.
POR QUE OS BLOCOS DE VIDRO SÃO BONS ISOLANTES?
O bloco de vidro é um elemento arquitetônico reúne as principais características de um bom isolante acústico, como por exemplo:
SÃO CONSTRUÍDOS COM PAREDES DUPLAS: Os blocos de vidro são excelentes para criar obstáculos complexos, que dificultam a passagem do som, já que possuem camadas grossas de vidro em duas faces de sua estrutura.
POSSUEM ESPAÇO ENTRE AS PAREDES: Outra característica que torna os blocos de vidro excelentes isolantes acústicos é o fato de que um vão separa uma face de vidro da outra; para se ter um bom isolamento, é imprescindível que exista algo separando cada uma das barreiras, já que se elas estivessem em contato direto o som provocaria vibrações indesejadas.
OFERECEM BOA VEDAÇÃO: Os blocos de vidro costumam ser muito bem vedados, de forma a evitar que infiltrações de água ocorram. A vedação, no entanto, também ajuda a impedir a passagem de som; ao se fazer o isolamento acústico de um ambiente, é importante tomar cuidado para que não exista nenhuma fresta por meio da qual o som possa escapar.
COMBINAM MATERIAIS: Conforme mencionado, para se ter um bom isolamento acústico é recomendável que se combine dois tipos de materiais. Para se fixar os blocos de vidro, é preciso utilizar cimento ou algum outro tipo de cola ou argamassa, o que contribui consideravelmente para a qualidade do isolamento.
Dica da Arquiteta