Embora possa passar muitas vezes despercebida, a cantoneira não só é o arremate perfeito para as quinas, como ainda pode servir de suporte. Além disso, engana-se quem pensa que as peças são de uso exclusivo das paredes, uma vez que podem ser utilizadas também em pisos e degraus de escada. Mas na hora de escolher o modelo é comum nos deparamos com várias opções no mercado e ficamos em dúvida sobre como escolher o tipo ideal. Para ajudar nessa tarefa e não errar na hora de tomar a decisão, a arquiteta de interiores Nataly Aguiar, da Duet Interiores, tirou algumas dúvidas sobre o assunto.
Tipos de cantoneiras
Primeiro é preciso lembrar que as cantoneiras podem vir em diversos tamanhos e formatos. Além disso, os materiais também são variados, mas em geral são produzidas com alumínio ou PVC, que conseguem ser resistentes e leves. As cantoneiras também podem ser aplicadas tanto no ambiente interno quanto no externo, o que mostra a sua grande versatilidade. Vale destacar que quando aplicadas em escadas ainda garantem a aderência do revestimento utilizado, aumentando a sua segurança e evitando possíveis acidentes.
“Existem diversos tipos de cantoneiras, diversos tamanhos e cores. Temos para paredes, piso, escadas. Existem cantoneiras de várias espessuras, mais finas e mais grossas para tampar grandes defeitos. As cores existentes são: preta, cromada, escovado, branco e dourado”, explica Nataly Aguiar.
Como escolher?
A arquiteta defende que não há muito mistério na hora de escolher o modelo ideal a ser instalado na sua casa. O mais importante é saber o problema ou defeito que você quer resolver, para só então procurar uma cantoneira que se enquadre nas suas necessidades. Por exemplo, se você procura um material que vá ajudar a segurar uma prateleira de livros talvez seja interessante procurar um modelo mais resistente, como o metal. Ainda assim, Nataly ressalta que quando são utilizadas para fins puramente estéticos o ideal é que elas tenham uma espessura mais fina.
Possíveis problemas
Se você está com medo de fazer essa bricolagem saiba que não há muito mistério. Ainda assim, o processo de instalação é facilitado quando as cantoneiras são mais grossas. Isso porque esse modelo é mais fácil de ser manuseado, o que irá evitar que as quinas fiquem tortas. “O único acabamento que utilizamos é o uso de silicone nas laterais para que fique bem arrematado. É importante também sempre tomar muito cuidado na instalação para que a cantoneira não amasse”, conclui a arquiteta de interiores.
Leroy Merlin