Kia atinge marca histórica no mercado brasileiro

0
137

Logo após a abertura do comércio de importações no mercado brasileiro em 1992, a Kia começou a comercializar seus modelos. Desde então, mais de 450 mil carros já foram vendidos pela marca, que hoje conta com uma gama mais enxuta, mas ainda assim tecnológica e composta em sua maioria por modelos híbridos.

Desde meados de 1992, a Kia segue trabalhando em parceria com o grupo Gandini. Antigamente, toda a empresa era comandada por José Carlos Gandini, já hoje, seu filho José Luiz é quem cuida das novidades. No começo, a empresa sul-coreana apresentou ao público brasileiro alguns modelos, como por exemplo a van Besta, sua variante de trabalho Besta Furgão, o caminhão compacto K3500 e a picape Ceres.

Aliás, foi nesta lista que saiu um dos maiores sucessos da Kia no Brasil. A Besta, inicialmente era chamada de Best A, vendeu diversas unidades ao longo de toda sua produção. O modelo é frequentemente visto como vans escolares ou de outros tipos de transporte, devido ao seu porte.

- PROPAGANDA -

Linha de carros da Kia trouxe novidades

Contudo, a linha de veículos de passeio da montadora sul-coreana também fez relativo sucesso. Um dos precursores do segmento de SUVs, é o Sportage. No começo, o modelo contava com tração 4×4 e motor a diesel. Por sua vez, a versão vendida hoje é híbrida e tem diversos sistemas tecnológicos embarcados. Quem também teve seu lugar ao sol, foi o hatch compacto Picanto. Ele carrega o título de primeiro compacto do mercado brasileiro a ser equipado com motor tricilíndrico.

O modelo que ajudou a montadora a bater 450 mil unidades vendidas foi um Niro. Modelo híbrido, ele é equipado com o motor 1.6 Kappa III de 105 cv e 14,7 kgfm de torque, aliado a um propulsor elétrico de 44 cv. Em conjunto, eles proporcionam ao SUV, a potência combinada de 141 cv e 27 kgfm. Para 2024, a marca pretende trazer dois modelos 100% elétricos aos brasileiros, o Niro EV e o EV9.

Auto Mais