O motor é um componente importante dos carros e como ele atua em altas temperaturas e para resfriar os líquidos que transitam entre essas peças, existe o radiador. Como ele possui uma tarefa mais complexa, a peça demanda uma série de cuidados especiais para funcionar corretamente. Dessa forma, conheça nesse tutorial como cuidar do radiador dos carros.
Cuidado com a água
Já que o radiador faz parte da área de arrefecimento dos veículos, é necessário que ele esteja equipado com água. Assim, ele consegue resfriar de maneira eficiente o propulsor do modelo. Cabe ao motorista ler no manual do automóvel a quantidade de água necessária neste reservatório, aliás, nas instruções também estará descrito o momento ideal da troca.
Atenção na bomba
A bomba d’água também faz parte de todo este conjunto de arrefecimentos dos carros. Ela atua em conformidade com os pistões, mangueiras e as demais peças. O motorista precisa estar atento na cor da água que fica na bomba, pois ela pode indicar que alguma peça está oxidada ou se encontra com mau funcionamento. Se isso acontecer, é hora de visitar uma oficina mecânica para mais detalhes.
Olha a colmeia
Parece estranho, mas existe uma peça dos automóveis que tem nome de colmeia e ela até se parece com uma. A principal função da colmeia nos veículos é evitar a entrada de resíduos na parte de entrada de ar. Como ela tem um grande serviço diário, é normal que fique suja com certa periodicidade. Desse modo, o condutor pode encontrar no manual do carro qual é o tempo ideal para realizar a limpeza da colmeia.
Fluído do radiador
O radiador dos veículos precisa tanto de água quanto de um fluído específico para funcionar corretamente. Como eles atuam diretamente em todo o sistema de arrefecimento, esses fluídos precisam ser trocados com frequência, já que se houver o entupimento dos espaços por onde esse líquido passa, o dano no carro pode ser bem grande e caro. Tanto a cor quanto a viscosidade do fluído indica ao motorista a hora exata da troca.
Auto Mais