Quando se fala em decoração, um espaço que costuma não receber tanta atenção nos projetos são as calçadas. Elas são responsáveis por passar a primeira impressão às visitas e garantir a segurança dos transeuntes, afinal, vivem constantemente molhadas pela chuva. Por isso, é importante escolher o revestimento para o local com cautela.
A arquiteta Ana Weege afirma que um fator a ser levado em consideração na escolha é a durabilidade para o fluxo de pessoas e de cargas que o espaço receberá. “A dica é escolher um piso que converse com o entorno do projeto e que seja resistente ao tráfego de pessoas e veículos”, comenta.
O gerente de marketing da Castelatto, Matheus Benati, acrescenta outros critérios técnicos: área de inclinação, boa aderência (coeficiente de atrito), absorção de água e acessibilidade (conforto tátil) adequada ao pedestre.
Segundo ambos os especialistas, a prioridade é de fato o atrito, para evitar escorregões. A preferência de Ana em seus projetos é pelo concreto, “pois se molda fácil e permite escolher cor, tom, textura e acabamento”, mas ela também vê o porcelanato como uma opção viável e fácil de aplicar.
Em geral, a recomendação são os revestimentos de material resistente, antiderrapante e durável. Ou seja, também vale investir em pisos atérmicos e os de pedra, como o basalto. “Pisos pequenos com vão de grama entre eles e os grandes de cimento também são bem utilizados”, finaliza Ana.
Casa e Jardim