MEC empossa membros da Comissão de Políticas para Juventudes

0
71

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), empossou os membros da Comissão Nacional de Políticas Educacionais para as Juventudes (CNPej). A cerimônia ocorreu na última terça-feira, 19 de dezembro, no auditório do MEC, em Brasília (DF), e contou com a presença de parlamentares e representantes de entidades educacionais e estudantis.

A Comissão foi criada em maio deste ano pela Portaria n. 992/2023. Seu objetivo é subsidiar o MEC na formulação de políticas para as juventudes, em articulação com os sistemas de ensino, visando à formação e ao desenvolvimento integral do ser humano no exercício da cidadania. A CNPej, composta por representantes do governo e da sociedade civil, é uma das comissões instaladas em 2023 pela Secadi para assessorar a equipe técnica do MEC nas políticas educacionais da área.

Na posse dos membros, a secretária da Secadi, Zara Figueiredo, destacou a importância da comissão e da participação social na formulação de políticas educacionais para as juventudes, tendo em vista a diversidade desses jovens. “Quando instituímos essa Comissão, foi porque acreditamos que só é possível fazer políticas se nós estivermos de mãos dadas. A Secadi voltou! A educação voltou! E, para essa educação e Secadi voltarem efetivamente, nós precisamos da participação de todos vocês”, afirmou.

- PROPAGANDA -

O coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria, Yann Evanovick, lembrou do compromisso da atual gestão do Ministério com o diálogo junto aos movimentos educacionais. “Essa é a primeira vez que se tem uma Comissão de Políticas Educacionais para a Juventude no âmbito do MEC, para ajudar a pensar as políticas educacionais, mas também para monitorar um conjunto de políticas que estamos apresentando para esse novo ciclo de união e reconstrução para o nosso país”, disse.

Participantes – Também participaram da cerimônia de posse: Jade Beatriz , presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes (Une); Vinicius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG); Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (Conjub); Jessy Dayane, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República; Adélia Pinheiro, secretária de Educação do estado da Bahia, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); a senadora Tereza Leitão, representando a Comissão de Educação do Senado Federal; a deputada federal Dandara Tonantzin, representando a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; e Daiana Santos, representando a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude do Congresso Nacional.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi