É mentira que o Fiat Palio vai voltar em 2024

0
62

Janeiro começou com uma enxurrada de fake news no setor automotivo. Já tivemos a notícia falsa sobre o Chevrolet Sail no Brasil, da mentirosa venda do Peugeot 408 no Brasil e, nesta semana, da equivocada saída de linha dos Volkswagen Virtus, T-Cross e Polo. Mas sempre há como piorar: disseram que o Fiat Palio vai voltar em 2024.

A notícia falsa, publicada por um site que constantemente publica fake news e repercutida em fóruns e páginas da internet diz que o Fiat Palio vai voltar ao mercado em 2024. Especificamente, a notícia diz que o compacto será vendido no Brasil e na Europa, inclusive em versões elétricas.

É tão absurdo o nível de desinformação, que a notícia diz que o Fiat Palio 2024 terá versões com autonomia entre 100 km e 500 km. É nitidamente um número chutado ao acaso. Além disso, a reportagem diz que ele será vendido na Europa como Fiat Panda e que aqui será uma versão avançada do hatch europeu.

- PROPAGANDA -

As imagens que ilustram a matéria, inclusive, foram feitas com inteligência artificial e mostram uma perua com linhas muito semelhantes às do Fiat Tipo europeu, com detalhes do Argo brasileiro e do Cronos feito na Argentina. O texto, inclusive, mistura o conceito Centoventi como se fosse parte do que será o Palio.

O que há de verdade sobre isso

A realidade é que a fake news mistura diversas informações em uma só sem o menor critério. A Fiat está de fato desenvolvendo um novo compacto que será vendido na Europa e no Brasil. O modelo será derivado do conceito Centoventi e substituirá o Panda por lá, inclusive mantendo o nome.

Aqui no Brasil, esse novo compacto será uma versão simplificada, repetindo a estratégia que foi feita com o atual Panda e o nosso último Uno. Para tanto, o nome Uno pode de fato voltar. O hatch usará plataforma CMP do Peugeot 208, seguindo a estratégia de unificação de plataformas da Stellantis.

Vale ressaltar mais uma vez que é mentira que o Fiat Palio será lançado em 2024 no Brasil. No Auto+ reforçamos o nosso compromisso com o leitor, a verdade e com o combate às fake news, como essa da Fiat que circula nas redes.

Auto Mais