Em entrevista à Rádio CBN Prudente, nesta quarta-feira (28), o secretário municipal de Cultura e de Turismo, Yuri Correa dos Reis, informou estar em tratativas para transferir alguns animais do zoológico do Parque Ecológico da Cidade da Criança “Agripino de Oliveira Lima Filho”, em Presidente Prudente (SP).
Desde que o contrato com o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), responsável pela zeladoria do local, foi rompido, a Prefeitura de Presidente Prudente passou a assumir o serviço, há cerca de um mês.
Neste sentido, como forma de conter gastos, a pasta está em tratativas para possivelmente transferir uma onça-parda, chamada Nala, um hipopótamo, o ‘Toicinho’, e alguns tamanduás-bandeira para locais maiores e com melhores acomodações para as espécies, com objetivo de elevar a qualidade de vida dos animais.
“Eu, particularmente, não gostaria que eles fossem embora. É que nem filho, quando vai para uma situação melhor, a gente quer que vá, né”, brincou o secretário.
Segundo ele, o Ciop ainda desenvolve trabalhos no zoológico com biólogo, veterinário e zelador, que acompanham e cuidam dos animais diariamente.
“É um trabalho muito bom, mesmo […]. É claro que esses animais têm despesas, eles geram custos, também, para o Ciop, então a gente está pensando algumas formas de alguns animais não ficarem conosco mais, irem para alguns locais onde eles serão mais bem-tratados ainda, locais enormes, como se fossem santuários, no Estado de São Paulo e no Brasil, estamos em negociação nesse aspecto, mas vai continuar vários animais, ali tem animais maravilhosos, que, repito, são muito bem-cuidados […], e também vai ter isso aberto à população”, observou.
G1PP