Comitê determina que hidrelétrica de Primavera preserve reservatório

0
76

O Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) determinou a redução da saída de água da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, em Rosana.

A medida é tomada como forma de preservar os reservatórios, principalmente das regiões Sudeste e Centro-Oeste, após dados indicarem que os níveis de chuva dos últimos meses estão abaixo do esperado. O comitê é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia.

De acordo com o Ministério, com a redução da vazão, será possível preservar cerca de 11% do armazenamento de água na Bacia do Paraná até agosto e aproximadamente 7% no Sudeste e Centro-Oeste. Na conta, também entra a unidade de Jupiá. As usinas ficam localizadas entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

- PROPAGANDA -

Até o final de fevereiro, os reservatórios de todo o Sistema Interligado Nacional estavam com 66% da capacidade total, 14,1% a menos em comparação ao mesmo período de 2023. No caso do Sudeste e Centro-Oeste, o percentual de armazenamento de água era de 65%.

“Vamos tomar as medidas necessárias para garantir o suprimento energético e manter o nível dos reservatórios. O setor elétrico tem que estar sempre atento para evitar imprevistos e priorizar a segurança aos consumidores”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em nota.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta que, em março, a vazão das usinas do país continuarão “inferiores à média histórica para o período tipicamente úmido em curso”.

Portal Prudentino