O Ministro da Educação, Camilo Santana, realizou reunião técnica com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) sobre o andamento dos programas prioritários do Ministério da Educação (MEC) em cada estado e no Distrito Federal. Com a presença dos secretários do MEC, o Ministro apresentou informações acerca das ações da Pasta e disponibilizou dados por unidade da Federação sobre os programas educacionais, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o Programa Escola em Tempo Integral.
O Ministro ainda detalhou o Pé-de-Meia, programa de incentivo financeiro-educacional criado para promover a permanência e a conclusão de estudantes matriculados no ensino médio público. Camilo Santana ressaltou não só o compromisso do governo federal em reforçar e ampliar a educação profissional e tecnológica (EPT), mas também o esforço do MEC em investir e melhorar a educação de jovens e adultos (EJA). Dirigindo-se aos gestores estaduais, o Ministro também deu destaque ao espaço de diálogo: “Queremos ouvir vocês. Nossa postura sempre foi de diálogo, e as portas do MEC estão abertas. Buscamos uma construção conjunta e, para isso, as redes são fundamentais. O objetivo é avançar para melhorar a qualidade e a oferta da educação pública neste país”.
O presidente do Consed, Vitor de Angelo, agradeceu o espaço de escuta e afirmou que o Conselho busca ter uma postura colaborativa com as pautas que são propostas pelo MEC. “Nosso alinhamento em pautas, em especial nas políticas que envolvem o regime de colaboração, é uma questão fundamental. Ter momentos como este ajuda muito. Por isso, quero agradecer a oportunidade de termos essa reunião. O diálogo entre União, estados e municípios é necessário para que tenhamos um ano de 2024 bastante sólido para as políticas educacionais”, disse.
Segundo a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, a aproximação entre os entes da Federação é primordial para o sucesso dos programas. “Precisamos lidar com as diferenças, com eventuais discordâncias, mas é preciso ir acertando o passo. Afinal de contas, nos desafiamos, no lugar em que cada um ocupa, a contribuir para melhorar a educação de crianças, jovens e adultos”, disse.
Estiveram presentes no encontro secretários estaduais de Educação de 24 unidades federativas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)