A região de Presidente Prudente (SP) irá receber um total de mais de 10 mil doses da vacina monovalente contra a Covid-19 para imunização do público prioritário que abrange crianças entre 6 meses e 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades.
As vacinas já começaram a ser distribuídas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) regionais. Os GVEs disponibilizam os imunizantes aos seus municípios de abrangência, que definem as estratégias operacionais de vacinação. As doses estão sendo distribuídas de acordo com cronograma estabelecido para garantir a qualidade do imunizante, respeitando as boas práticas de transporte dos produtos que são sensíveis a variações de temperaturas.
No Oeste Paulista, o GVE de Presidente Prudente contará com 5.900 doses, enquanto o de Presidente Venceslau terá uma cota de 4.050 doses.
Já o GVE de Marília (SP), que também abrange cidades da região de Presidente Prudente, receberá 8.570 doses.
“A vacina contra a Covid-19 tem grande impacto para redução de mortalidade e ajuda a evitar o número de internações por conta da doença, por isso, é de suma importância que todos mantenham sua caderneta vacinal atualizada”, ressaltou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Tatiana Lang.
Desde o início deste ano, a imunização contra a Covid-19 foi incluída no calendário vacinal das crianças menores de 5 anos e na estratégia de vacinação anual para os grupos prioritários.
A adesão ao esquema vacinal permite a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19, sobretudo com o surgimento de novas variantes do vírus. A composição das doses de reforço é atualizada para ampliar a proteção do sistema imunológico, induzindo respostas mais eficazes dos anticorpos contra as mutações altamente circulantes.
A Secretaria da Saúde criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.
G1PP