Berço Imperial da Cerveja: Petrópolis (RJ) recebe título pela importância histórica na produção da bebida

0
87

A importância histórica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, como um dos mais importantes municípios brasileiros na produção cervejeira, foi reconhecida em lei. A cidade recebeu o título de “Berço Imperial da Cerveja”, registrado na Lei 14.868/2024, sancionada pelo presidente Lula e pela ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes. O reconhecimento é mais um motivo de comemoração para os fabricantes e amantes da bebida, já que nesta quarta-feira, 05 de junho, é lembrado como o Dia da Cerveja Brasileira.

Preservando as tradições antigas, mas também impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico local, a cerveja se tornou símbolo de Petrópolis e se fortaleceu, contribuindo para a promoção de suas tradições e atraindo turistas de todo o Brasil. A produção de cerveja na cidade fluminense se destaca como um dos maiores atrativos turísticos da região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o título e parabenizou a cidade pela honraria. “É fundamental que os destinos se posicionem quanto a seus produtos gastronômicos, na medida em que se constituem importantes diferenciais competitivos e fatores de desenvolvimento e fortalecimento do turismo e dos produtos associados ao turismo. Petrópolis está de parabéns!”, afirmou.

- PROPAGANDA -

A CIDADE – Localizada a 65 km da capital carioca, Petrópolis fica na Região da Serra Verde Imperial. Conhecida pelas belezas naturais, a cidade é cercada por montanhas e os turistas podem aproveitar suas diversas cachoeiras, poços e trilhas. Para uma experiência voltada à cerveja, a cidade oferece uma visita à fábrica mais antiga do Brasil, construída em 1853. O passeio é uma viagem interativa pela evolução da cerveja com o passar dos anos.

Dia da Cerveja Brasileira – A data é uma homenagem a Rupprecht Loeffler, um dos mais importantes e influentes mestres-cervejeiros do Brasil. Criado em 2012, o Dia da Cerveja Brasileira visa divulgar a bebida, seu consumo moderado, e destacar o trabalho dos fabricantes nacionais.

 Por Erika Braz e Fábio Marques – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo