Proporcionar uma estética moderna aos ambientes, garantindo entrada de luz natural, mas sem perder o isolamento acústico dos espaços. As portas de vidro são uma solução que costuma combinar com projetos mais arrojados e está em alta na decoração.
Por suas características, elas combinam leveza e sobriedade sem que para isso seja preciso renunciar à acústica ou ao isolamento térmico dos ambientes. Se no passado as portas de vidro estavam limitadas aos boxes e às repartições em escritórios, hoje essa solução se espalhou pelos mais diversos cômodos da casa.
Porém, antes de simplesmente decidir que você quer uma porta de vidro em um dos seus ambientes, é importante observar alguns aspectos técnicos que esse tipo de instalação requer. Desde a escolha do tipo de vidro mais adequado até a atenção às características do ambiente, tudo precisa ser considerado no seu projeto.
Portas de vidro: onde utilizá-las?
Embora você possa colocar as portas de vidro em qualquer cômodo da casa, é natural que existam alguns espaços nos quais elas trazem mais vantagens do que em outros. Escritórios, cozinha, sala de estar e jantar estão entre as preferências de quem opta por essa alternativa estética.
Independentemente do ambiente escolhido, é importante ter em mente quais benefícios são a sua expectativa para o local. Se o que você busca é melhor aproveitamento da luz natural e facilidade de limpeza, por exemplo, então saiba que está no caminho certo na execução do seu projeto.
Qual é o tipo de vidro ideal para portas?
Os vidros de segurança são os mais indicados para as portas de vidro. Isso significa optar pelos vidros temperados ou laminados, pelas características que possuem. Mais resistente a impactos frontais, o vidro temperado tem como vantagem o fato de gerar cacos com pontas arredondadas em caso de quebra.
Já no caso dos vidros laminados, a vantagem é que os cacos ficam presos à película PVB em caso de quebra. Ainda que quem instale uma porta de vidro não esteja pensando necessariamente em situações em que o vidro pode se quebrar, é importante considerar os aspectos de segurança.
Ambientes com crianças ou animais de estimação, por exemplo, precisam prever que eventuais problemas podem acontecer – e nesse caso a segurança deve ser prioridade.
Quais benefícios as portas de vidro proporcionam?
A entrada de luz natural no ambiente é o mais procurado por quem instala uma porta de vidro, mas há outras características igualmente interessantes que você pode considerar. Por exemplo, os vidros laminados oferecem um ótimo resultado acústico e não é à toa que essa escolha é comum em escritórios.
Varandas e espaços gourmet também podem se beneficiar dos vidros como porta de entrada para o ambiente. E mais: para locais em que a incidência de luz solar é alta, há outra boa notícia: a proteção contra os efeitos dos raios UV pode chegar a 99,6% na opção do vidro laminado, o que contribui para que móveis e objetos não fiquem desgastados pelo tempo.
Privacidade não é comprometida
Se você pensa que portas de vidro e privacidade não combinam, reveja suas opiniões. Existem opções nos vidros serigrafados e nos laminados que apresentam um aspecto fosco, o que faz com que externamente não seja possível visualizar o que os ocupantes da habitação estão fazendo. Não é à toa que esse uso é comum em portas de banheiro.
Outra alternativa para considerar o material sem transparência é optar por desenhos ou películas. Além de criar estampas únicas você ainda aproveita os benefícios do material. Em áreas úmidas, por exemplo, portas de vidro são mais duráveis do que as de madeira ou alumínio.
Blue glass