Os SUVs representaram quase metade de todas as vendas de carros no mundo em 2023. Por outro lado, enquanto os SUVs crescem cada vez mais, as vendas de hatches, sedãs e peruas diminuíram no último ano.
Esses dados foram divulgados pela Jato Dynamics, especializada na análise de mercado. Segundo as informações, as vendas de SUVs cresceram 16% no ano passado, chegando a 36,7 milhões. Isso representa o maior número da história de vendas de utililitários esportivos.
O grande responsável pelo sucesso dos SUVs foi o Tesla Model Y. Vale lembrar que ele foi o carro mais vendido no mundo em 2023, o que também inflou o número de vendas da categoria. E o Toyota RAV4 segue sendo um dos carros mais vendidos do planeta, o que também contribui para o aumento dos SUVs.
SUVs em alta
Não é apenas impressão de que há cada vez mais utilitários esportivos nas ruas. Algumas marcas já se tornaram dependentes desse formato de carro. É o caso da Hyundai, já que os SUVs corresponderam a 56% das vendas da marca em 2023. Ford, com 49%, e Volkswagen, com 48%, são outras fabricantes com alto índice de vendas de utilitários esportivos.
Com as fabricantes desenvolvendo cada vez mais SUVs, é natural que esses modelos se sobressaiam. Entretanto, fica a torcida para que as demais carrocerias não sejam completamente esquecidas. Afinal, um mercado somente com utilitários, seria bastante frustrante.
Auto Mais