A polêmica tarifa que os Estados Unidos vão começar a aplicar aos carros importados está no centro da confusão. Agora, a Volvo teve de adiar os planos de lançamento do EX30 por lá, justamente para evitar problemas com os clientes. A solução foi atrasar em um ano a chegada do SUV compacto elétrico, já que sua produção também será mudada.
Os executivos da Volvo entenderam que lançar oficialmente o SUV compacto este ano traria problemas com os clientes. Pois, a produção dele é concentrada na China e ele sofreria com a alta taxa imposta em cima do seu valor final, o que diminuiria suas vendas e também não traria a margem de lucro que a montadora havia projetado.
Por isso, a Volvo revelou que vai transferir a produção do EX30 para a Bélgica. Desse modo, o modelo pode ser exportado para os Estados Unidos sem sofrer com o imposto cobrado. Em entrevista com a equipe do portal Bloomberg, Bjorn Annwall, diretor comercial da fabricante, lamentou que os clientes norte-americanos esperem até 2025 para conhecerem de perto o EX30.
Mudança para a Bélgica soluciona outro problema
Segundo o portal Carscoops, mudar a produção do EX30 da China para a Bélgica vai beneficiá-lo em outro mercado também. Como se sabe, a União Europeia vai aplicar tarifas sobre os carros eletrificados importados da China a partir do próximo dia 4 de julho. Com a produção em um dos países europeus, o menor modelo da marca sueca vai se safar da alta nos seus preços.
Agora, cabe aos norte-americanos esperarem até o segundo semestre de 2025 para conhecerem de perto o Volvo EX30. Eles também terão de preparar o bolso, pois provavelmente o valor do modelo sofra uma variação em relação às etiquetas reveladas para sua antiga chegada, prevista para este ano.
Recentemente, a Volvo recolheu diversas unidades do EX30, pois elas apresentavam um problema que impedia o funcionamento correto do velocímetro do modelo. No Brasil, o SUV tem preço incial de R$ 229.950.
Auto Mais