No mês de julho, o Calendário do MTur tem opções para curtir o inverno nos diversos destinos brasileiros

0
85

O ulho chegou e o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo está recheado de atrações para quem deseja aproveitar os destinos de viagem ou curtir eventos culturais, gastronômicos e até religiosos. São diversas opções que vão aquecer o setor do turismo neste inverno.

E por falar em inverno, diversos festivais espalhados pelo país estão agendados para quem gosta desta época do ano. Confira e programe-se!

Em Santo Antônio do Pinhal (SP), a Temporada de Inverno da cidade começa no dia 4 e segue durante todo o mês de julho. Entre as atrações, estão shows de música, dança, teatro e mostra de cinema.

- PROPAGANDA -

Em Minas Gerais, o Festival de Inverno de Poços de Caldas, de 12 a 28 de julho, oferecerá mais de 150 atividades para agitar a cidade ao longo de 17 dias de intensa programação. Haverá atrações para crianças, adolescentes, jovens e idosos, de todas as tribos e para todos os gostos, tanto na região central quanto nos bairros.

Além disso, em Minas Gerais, o Festival de Inverno de Itabira, terra de Carlos Drummond de Andrade, acontece há 50 anos e oferece oficinas de arte, expressão corporal, musicalidade, apresentações teatrais, shows regionais e com artistas nacionais, com entrada gratuita. O evento abre no dia 4 e segue até 21 de julho.

Indo para o Sul do país, o Festival de Cervejas de Inverno, em Guarapuava, no Paraná, celebra um dos setores que mais crescem e se destacam na região: as cervejas artesanais. A festa, programada para os dias 13 e 14 de julho, promete movimentar o fluxo turístico da região.

RIO GRANDE DO SUL – Os gaúchos estão retomando o calendário de eventos do estado e já têm programação boa para anotar na agenda.

Em Fagundes Varela (RS), no dia 5 de julho, acontece a Festa Dela Colônia, um festejo em homenagem ao imigrante, colono e motorista. O evento contará com comida típica italiana e colonial, além de animação com banda e apresentação dos trajes oficiais do casal de crianças que divulgam a festa.

Também para marcar as raízes coloniais da cidade, em Candelária (RS), será realizada, entre 5 e 7 de julho, a Festa da Colônia. O evento abre espaço para produtos típicos da gastronomia do município, produzidos na zona rural, como cuca, linguiça, schmier, melado de cana, pães diversos, bolachas, tortas e doces variados. Uma delícia, não dá para perder.

Em Canela, na serra gaúcha, o Festival Colonial da cidade, de 12 a 28 de julho, celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses para a comunidade local. O evento é a oportunidade perfeita para quem gosta ou quer conhecer a cultura e culinária da região.

E para quem achava que no Sul não tinha São João, se enganou! A Festa Junina Municipal de Garibaldi (RS) vai celebrar uma das comemorações mais populares e amadas pelo povo brasileiro. O evento está marcado para o dia 20 de julho, das 15h às 23h, no entorno da Praça Martini.

CALENDÁRIO – O calendário de eventos do MTur é construído de forma colaborativa por todos os municípios e regiões do país. Os gestores que quiserem ter seus eventos cadastrados precisam apenas acessar o link https://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/calendario.php e seguir o passo a passo.

O objetivo é divulgar os eventos turísticos brasileiros e agregar valor à imagem dos nossos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

Por Fábio Marques – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo