Em comissão na Câmara, MTur reforça apoio para recuperar setor turístico do Rio Grande do Sul

0
77

O secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, participou nesta quarta-feira (03.07), de audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a recuperação do setor turístico no Rio Grande do Sul. A comissão reuniu representantes do trade turístico do estado, além de prefeitos, parlamentares e do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodrigues.

O Ministério do Turismo tem atuado para auxiliar o trade turístico após as enchentes que atingiram o estado em maio deste ano. Um dos destaques apresentados pelo secretário foi a instalação de uma Subcâmara de Gestão de Crises e Desastres compartilhada entre as Câmaras Temáticas de Segurança Turística e de Sustentabilidade e Ações climáticas, do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

“O turismo em casos como este é o primeiro a ser prejudicado e o último a sair da crise. Então, nós estamos, no ambiente do CNT, criando essa subcâmara de crises e desastres, para que o setor esteja organizado para agir de forma mais rápida e eficaz em casos como estes”, declarou o secretário.

- PROPAGANDA -

Além disso, Zuanazzi aproveitou para anunciar uma nova campanha que será lançada para fortalecer o turismo rodoviário no interior gaúcho.

“Principalmente para Santa Catarina e Paraná, estados que estão perto e que têm condições de fortalecer o turismo da região por vias terrestres”, ressaltou. O secretário lembrou, ainda, os eventos que acontecem no próximo mês, o Salão Nacional do Turismo, que ocorre no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto, e o Feirão do Turismo Brasileiro, que acontece simultaneamente em 27 capitais no dia 24 de agosto.

PARCERIA – No início do mês de junho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, visitou as cidades de Gramado e Canela (RS) ao lado do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta. Na ocasião, Sabino apresentou ações de auxílio na recuperação do estado do Rio Grande do Sul através do turismo. Entre as possibilidades apresentadas está a ampliação do aeroporto de Caxias do Sul e a implantação de um aeroporto de porte médio nas cidades de Torres e Canela.

Entre as medidas já iniciadas pelo MTur está a disponibilização de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas. Do total, R$ 100 milhões foram repassados e o valor restante será aportado conforme o avanço das contratações. O recurso pode ser utilizado para capital de giro, compra de equipamentos e obras de reforma e ampliação.

Em outra frente, o Ministério do Turismo dará visibilidade aos atrativos turísticos gaúchos em grandes festivais internacionais para promover o turismo na região.

CAMPANHA – Outra iniciativa do Ministério do Turismo foi o lançamento, em maio, da campanha de sensibilização “Não Cancele, Reagende!”, que incentiva visitantes a reprogramar viagens previstas para o Rio Grande do Sul em outros períodos, ao invés de cancelar seus passeios.

Por Cláudia Bispo – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo