Como escolher o melhor aquecedor de ambiente

0
77

Sabemos que, aqui no Brasil, as estações são meio malucas, né? Alguns dias do inverno são quentes, outros dias do verão são chuvosos e gelados, e aí ficamos naquela de tira casaco, bota casaco. Se você é um desses que ama estar sempre quentinho e aconchegante, aposto que já estava de olho naquele aparelho bem específico: aquecedor de ambiente.

 Vamos então começar nossa saga ao melhor aquecedor de ambiente? Aqui você vai encontrar:

– Como escolher o melhor aquecedor? O que considerar?

- PROPAGANDA -

– Tipos de aquecedores;

– Qual o valor, em média, de um aquecedor?

Como escolher o melhor aquecedor? O que considerar?

Antes de mostrarmos os tipos de aquecedores, existem alguns fatores que você deve levar em consideração antes da compra, como:

Espaço e capacidade

Uma consideração importante antes de comprar um aquecedor de ambiente é determinar a metragem quadrada do ambiente em que ele ficará, assim, você deve consultar as especificações do aquecedor para garantir que ele possa aquecer seu espaço com eficiência e segurança.

Lembrando que quanto maior a potência, mais calor ele produz (e mais energia ele usa).

Tipo de aquecedor

Que existem vários modelos de aquecedor você já sabe (caso não saiba, calma que explicamos tudinho já já), mas, você sabia que existem no geral três tipos de tecnologia de aquecedores de ambiente? Eles são:

– Radiante: fornecem um aquecimento mais rápido e eles aquecem diretamente as pessoas no ambiente, não o ar especificamente. Basicamente, esse tipo de aquecedor fornece calor para alguém sentado na frente dele.

– Convecção: eles produzem ar quente que sobe até o teto e empurra o ar mais frio para o chão, causando a circulação de ar no ambiente. Geralmente, esses garantem um aquecimento uniforme para todo o ambiente.

– Ventilador forçado: nesse modelo, os aquecedores são forçados por ventilador que sopra através de um elemento de aquecimento

Consumo de energia

Outro fator muito importante é a questão da eficiência energética do produto. Verifique se o aquecedor escolhido possui baixo consumo de energia ainda sim consiga aquecer o seu espaço. O que pode ajudar nessa busca é atentar-se aos recursos especiais, se possui modo de economia de energia ou termostatos ajustáveis.

Segurança e funcionalidades adicionais

Para garantir que não ocorra nenhum incidente doméstico, muitos modelos de aquecedores de ambiente incluem recursos de segurança que limitam o risco de incêndios em sua casa. Verifique se o aparelho possui proteção contra superaquecimento.

Ainda falando de segurança, atente-se ao local que o aquecedor será plugado, jamais conecte-o em um cabo de extensão, pois isso pode criar um risco de incêndio

Outras funcionalidades que podem ser encontradas em alguns modelos de aquecedor de ambiente, são: desligamento automático se começar a superaquecer internamente, proteção para tombamento do aparelho (o aparelho desliga automaticamente caso algo esbarre nele).

Saiba que alguns aquecedores de ambiente fazem mais ruídos que outros modelos. Considere modelos sem ventilação forçada, e opte com radiador a óleo para garantir um ambiente silencioso.

Agora que você descobriu os fatores que devem ser considerados, vamos entender os diferenciais de cada modelo de aquecedor de ambiente.

Tipos de aquecedores

Aquecedor elétrico

Os aquecedores elétricos do tipo incandescente são os mais comuns e com os melhores preços. Eles funcionam com uma resistência que faz o aquecimento do ambiente ser mais rápido. Mas, o preço varia de acordo com o tamanho e também com a potência.

Hoje, muitas pessoas trabalhando em home office, essa é a opção mais prática, pois além de ser leve e portátil, ele não faz barulhos e aquece bem se fica pertinho de você. Bom, claro que, por ser elétrico, consome um pouco mais de energia, então, se usar bastante, a conta de luz no fim do mês virá mais alta.

Lembrando que os aquecedores elétricos podem provocar uma diminuição da umidade do ar no ambiente. Isso costuma piorar algumas doenças como bronquite e até aqueles sintomas bem irritativos de alergias, como: coceira nos olhos, nariz e até na garganta.

Então, caso você queira esse aquecedor, uma dica é: use algumas bacias de água no quarto, toalhas e panos molhados ou até mesmo umidificadores de ar.

Aquecedor a óleo

Tem esse nome, mas ele também é elétrico. São chamados “a óleo” porque, no aparelho, tem um óleo que é aquecido lá no interior do radiador e o calor se espalha por todo o ambiente.

E, o que é ainda melhor: esses modelos são bem mais econômicos. Consomem, pelo menos, 15% menos energia.

O que faz as pessoas preferirem o aquecedor elétrico e não a óleo é que esse aparelho demora um pouco mais para esquentar, mas depois que aquece, mantém o ambiente quentinho.

Aquecedor de ambiente termoventilador

Esse modelo tem aquelas hélices acopladas que ajudam na saída do ar quente, mas, diferentemente do aquecedor elétrico, faz um barulhinho, não é silencioso.

Você consegue regular a potência e dá até para aquecer ambientes ainda maiores, e o bom é que ele também tem emissão de ar frio. Ou seja, pode ser usado tanto no frio quanto no calor.

Demais, né? Os valores são mais acessíveis e é ótimo para aquelas pessoas que sentem frio e calor.

Aquecedor de cerâmica

Simmmm, esse também é elétrico, e a vantagem é utilizar a cerâmica como o material para a retenção de calor. Esses modelos são aqueles que podem ser fixados na parede e são os mais econômicos! Além disso, o ar fica bem menos ressecado.

Mas, têm também os pontos negativos: faz mais barulho que todos os outros e seu custo é maior comparado aos outros modelos.

Aquecedor Halógeno

Esse modelo costuma ser bem comum no mercado. Ele não usa resistências e esquenta o ambiente com a utilização de gás halógeno, o que faz o ambiente ficar ainda mais quentinho e atingir temperaturas mais altas.

Uma vantagem é: resseca bem menos o ar. Problemas com bronquite? Aqui não! (mas todo cuidado é pouco, viu?)

Aquecedor Quartzo

Como o halógeno, esse também fica “vermelho” (significa que aquece e não queima o ar do ambiente, sabe?). Ele é bem seguro porque o aparelho em si não fica muito quente, então dá para transportar tranquilamente.

Também não utiliza resistências e esquenta o ar super bem com o gás halógeno e super fácil de encontrar para vender (inclusive aqui :).

Qual o valor, em média, de um aquecedor?

É uma variação beeem grande e isso pode causar dúvidas antes de comprar. Por exemplo, eles podem custar de R$ 90,00 até, pelo menos uns R$ 500,00. Lembrando que os termoventiladores são os mais em conta em relação ao custo benefício e os aquecedores cerâmicos custam mais.

Se você está procurando o melhor aquecedor de ambiente para a sua casa, para te acompanhar no trabalho ou naquela noite fria, aqui no Compra Certa você encontra! São diferentes tamanhos, cores e combinam perfeitamente com a sua casa. Dá uma conferida aqui, não esquece, hein?

Viu que escolher um aquecedor de ambiente vai muito além do que apenas verificar os diferentes modelos? Questões sobre consumo de energia, potência, e os recursos de segurança disponíveis são de extrema importância.

E aí, qual o melhor aquecedor de ambiente para você? Vem contar pra gente nas redes sociais!  Aliás, tá afim de aprender algumas receitas de inverno? Então, aproveite nosso artigo “Como curtir a época mais geladinha do ano com comidinhas de inverno deliciosas?”

Atenção! Os aquecedores devem ser sempre supervisionados durante a operação e mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Até a próxima!

Blog Compra certa