Na região de Presidente Prudente, 36 cidades não registraram casos de homicídios dolosos — quando há intensão de matar — no primeiro semestre deste ano. O Oeste Paulista ocupa a segunda colocação entre os locais que fecharam o período sem esse tipo de crime, segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O número de boletins de ocorrências registrados pela Polícia Civil por mortes intencionais chegou a 1.234 de janeiro a junho deste ano em todo o Estado de São Paulo. A SSP diz que essa é a menor quantidade de homicídios dolosos na história para um primeiro semestre.
Dos municípios que compõem a região de São José do Rio Preto, 55 não tiveram registro de mortes intencionais em 2024. No entorno de Presidente Prudente, foram 36 municípios sem nenhum caso.
As regiões de Bauru (32), Ribeirão Preto (26), Araçatuba (19), Sorocaba (17), Piracicaba (16), São José dos Campos (8), Campinas (7) e Santos (4) compõem a lista.
A relação de municípios foi dividida pela área dos respectivos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).
Em queda
Entre 2013 e 2023, o Estado de São Paulo teve uma queda de 41,3% na taxa de homicídios intencionais. Há dez anos, a Polícia Civil registrou 4,4 mil assassinatos. O ano passado terminou com 2.605 crimes — o menor número de homicídios dolosos da história. Com isso, o Estado registrou uma taxa de 5,85 ocorrências por 100 mil habitantes, uma das menores do país.
Portal Prudentino