A cidade de Presidente Prudente (SP) tem seis candidatos que irão disputar o cargo de prefeito nas eleições municipais de outubro. Confira nesta reportagem os nomes, partidos e coligações de cada um deles.
O prazo para a realização das convenções partidárias encerrou-se nesta segunda-feira (5). A votação está marcada para o dia 6 de outubro de 2024.
Veja quem são os candidatos a prefeito, em ordem alfabética:
Ed Thomas (MDB): tem 61 anos, é radialista e natural de Santo Anastácio (SP). É casado, tem dois filhos e três netas. Ele foi eleito como vereador por dois mandatos em Presidente Prudente, em 2000 e 2004. Em 2006, foi eleito como deputado estadual, cargo que ocupou até 2020, ano em que venceu a disputa pela Prefeitura de Presidente Prudente.
Josué Alves Macedo (PSOL): tem 64 anos, é pesquisador e foi servidor público federal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É solteiro e não tem filhos. É a segunda vez que concorre ao cargo de prefeito em Presidente Prudente, tendo sido candidato nas eleições de 2012.
Mauro César Martins de Souza (Novo): tem 68 anos, é advogado, administrador e professor universitário aposentado. É casado e tem dois filhos. Esta será a primeira vez dele concorrendo a um cargo do Poder Executivo em Presidente Prudente.
Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (Republicanos): tem 61 anos e é engenheiro civil. É casado, tem dois filhos e três netos. Já foi prefeito de Presidente Prudente de 2009 a 2016 e gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
Nilton José Miranda (PDT): tem 68 anos, é empresário e ex-servidor público federal. É casado, tem dois filhos e dois netos. Ele concorre pela terceira vez a um cargo público no município, sendo as outras duas para vereador, em 2008 e 2012.
Paulo Lima (PSB): tem 61 anos, é empresário e engenheiro civil. É casado e tem três filhos. Foi deputado federal por cinco mandatos, de 1990 a 2010. Também foi candidato a vice-prefeito, em 2012, e a prefeito, em 2020.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), cada partido ou coligação poderá registrar apenas uma pessoa aos cargos de prefeito e seu respectivo vice. Para a disputa, a idade mínima é de 21 anos, tendo como referência a data da posse.
Qualquer pessoa pode disputar um cargo público eletivo, desde que atenda a exigências constitucionais, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento e domicílio eleitoral na respectiva circunscrição há pelo menos seis meses antes do pleito, além de filiação partidária pelo mesmo período. A pessoa também não pode ser enquadrada nas hipóteses de inelegibilidade previstas na lei complementar n° 64/1990.
Calendário das Eleições 2024
5 de agosto: Último dia para que os partidos políticos realizem convenções para deliberar sobre a formação de coligações e sobre a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador;
15 de agosto: Último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores;
16 de agosto: Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet;
30 de agosto: Data a partir da qual será veiculada a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão;
9 a 13 de setembro: Período em que os partidos políticos e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas;
16 de setembro: Data em que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões;
3 de outubro: Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão;
6 de outubro: 1º turno das Eleições 2024, das 8h às 17h.
G1PP