O algodão peruano, considerado um dos melhores do mundo por suas características únicas, vem conquistando cada vez mais o mercado brasileiro, fenômeno que pode ser observado nas lojas das principais marcas brasileiras, que sabem que o produto é cada vez mais reconhecido pelos consumidores.
No primeiro semestre de 2024, as exportações de roupas de algodão para o Brasil atingiram o valor de 29 milhões de dólares, com destaque para camisetas de algodão masculinas e femininas, com crescimento de 30%. Durante 2023, as exportações atingiram US$ 57 milhões, o que representou um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior.
A variedade mais conhecida no Brasil é o algodão pima, que tem mais de 5 mil anos de tradição no Peru. Suas fibras extra longas garantem toque macio, maior durabilidade e resistência ao desgaste e formação de bolinhas. Por isso, vem ganhando cada vez mais popularidade não só em roupas masculinas e femininas, mas também em roupas para bebês, crianças e pijamas.
A tendência do algodão peruano no Brasil inclui as maiores marcas do Brasil, incluindo aquelas que fazem parte de grupos de capital aberto, como Animale, C&A, Hering, Renner, Reserva, Riachuelo e Track & Field, além de outras grandes marcas como Aramis, Dudalina, Malwee e Trousseau.
Cultivado em condições climáticas que só existem no Peru, o produto também é conhecido pela sua resistência térmica – ideal para climas quentes e frios – e pelo seu cultivo sustentável, muitas vezes realizado de forma manual e com práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais.
Para ampliar ainda mais esses números positivos e promover o algodão peruano no Brasil, a PROMPERÚ promove, nos dias 27 e 28 de agosto, a missão comercial Peru Moda no Brasil, com a participação de vinte e cinco empresas peruanas, desde pequenos produtores até grandes indústrias que fabricam roupas de algodão para algumas das maiores e mais conhecidas marcas do mundo. São empresas de diversas regiões do país, como Lima, Trujillo, Cusco, Arequipa e Piura, que vêm ao Brasil com o objetivo de gerar 4,5 milhões de dólares em oportunidades comerciais.
“A fabricação peruana de algodão e confecções é altamente reconhecida no mundo e também no Brasil, onde algumas das marcas mais conhecidas pelos consumidores promovem a qualidade de seus produtos confeccionados com algodão peruano em suas campanhas de marketing. Portanto, o evento Perú Moda tem grande potencial para ampliar esse relacionamento comercial e gerar novas oportunidades de negócios”.
Silvia Seperack – Diretora da Promperú do Brasil – Agro News