A pintura de paredes, móveis ou qualquer outra superfície garante não só uma nova cor, mas também vida. No entanto, um dos inconvenientes mais comuns depois que o processo é finalizado, sem dúvidas, é o cheiro característico do material, que pode durar um tempo considerável.
Se esse odor forte costuma te gerar incômodos, desconforto e preocupações com a saúde, abordaremos neste texto algumas dicas eficazes sobre como tirar cheiro de tinta do ambiente.
Além disso, você vai descobrir se realmente faz mal e quanto tempo, efetivamente, o cheiro de tinta demora para sair. Boa leitura!
Cheiro de tinta faz mal?
Se depois de pintar um espaço, você fica com medo de transitar por ele ou até mesmo ir dormir com cheiro de tinta, saiba que a inalação prolongada de substâncias químicas presentes na tinta pode ser, sim, uma exposição perigosa, especialmente se não forem tomadas medidas adequadas para ventilação e remoção do odor.
Além do desconforto causado pelo cheiro, essa exposição pode impulsionar irritação das vias respiratórias, dor de cabeça, náusea e tontura.
Por isso, é importante garantir uma ventilação adequada não só após o processo de pintura, mas também durante, mantendo janelas e portas do ambiente abertas e utilizando os equipamentos de proteção individual recomendados, como máscaras e respiradores.
Outra solução é optar por tintas de qualidade com baixo teor de COVs e, sempre que possível, à base de água, pois o odor tende a ser menos intenso, assim como a emissão de substâncias prejudiciais.
Quanto tempo demora para sair o cheiro de tinta?
Agora que você já sabe que o cheiro de tinta faz mal, deve estar se perguntando quanto tempo deve esperar para que ele saia completamente. A verdade é que não existe uma resposta exata. Isso depende de vários fatores, como o tipo de tinta utilizada, a ventilação do ambiente e a quantidade de material aplicado.
Geralmente, o cheiro de tinta costuma persistir por alguns dias e, a depender do caso, até mesmo algumas semanas. Porém, é possível acelerar esse processo, você sabia?
Como amenizar cheiro de tinta?
Se você deseja se livrar do cheiro de tinta o quanto antes, confira a seguir diversas dicas e métodos que vão te ajudar — muitas delas sem a necessidade de um produto para tirar cheiro de tinta específico.
Ventilação adequada
Como já comentamos, uma das formas mais eficazes de reduzir o cheiro de tinta é garantir uma ventilação adequada no ambiente. Portanto, durante e após a pintura, deixe todas as janelas e portas abertas para que o ar circule.
Uma alternativa é utilizar ventiladores para ajudar a direcionar o ar fresco para dentro e o ar contaminado para fora. Com isso, a dissipação do odor da tinta será acelerada.
Carvão ativado
O carvão ativado é conhecido por conter propriedades de absorção de odores. Não por acaso, é comum que as pessoas o coloquem dentro da geladeira.
Em um espaço pintado recentemente, basta distribuir algumas peças de carvão ativado. Ele irá absorver as partículas voláteis liberadas pela tinta, ajudando a eliminar o cheiro rapidamente.
Cebola
Para evitar o cheiro forte de tinta durante a pintura do ambiente, coloque uma cebola grande cortada, dentro de uma panela com água fria e deixe no espaço. Em pouco tempo, os odores serão absorvidos pela cebola.
Vinagre branco
O vinagre branco é um desodorizante natural eficaz, sendo mais uma dica de como tirar cheiro de tinta de parede. Misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador e aplique a solução nas superfícies pintadas.
Café moído
Você gosta de café? O café moído também pode ser utilizado para absorver o cheiro de tinta. É só colocar pequenos recipientes com café moído nas áreas pintadas. Ele vai mascarar o odor e eliminar as partículas voláteis.
Amônia
Há, ainda, outra maneira de amenizar o cheiro de tinta. Coloque no ambiente uma panela grande com água e uma colher de sopa de amônia. Isso refrescará o ambiente que está sendo pintado. Deixe a panela durante toda a noite.
Purificadores de ar
Os purificadores de ar são dispositivos úteis na hora de descobrir como tirar cheiro de tinta da casa. Contudo, é preciso que o aparelho esteja com filtro de carvão ativado ou filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).
Lembre-se também de seguir as instruções do fabricante em relação ao tamanho da área que o purificador pode cobrir.
Plantas purificadoras de ar
A natureza também pode te ajudar na sua busca sobre como tirar cheiro forte de tinta do ambiente. Isso porque algumas espécies de plantas possuem propriedades purificadoras de ar e podem remover o cheiro de tinta do espaço. A palmeira-dama, a espada-de-São-Jorge e o lírio-da-paz são exemplos.
Recipiente com água
Uma técnica simples e econômica é colocar um recipiente com água no ambiente pintado. Esse recurso natural vai ajudar a absorver e neutralizar as partículas voláteis da tinta e, consequentemente, diminuir o odor.
Se você quiser intensificar esse efeito, vale adicionar algumas gotas de óleos essenciais na água. Um aroma agradável vai tomar conta do espaço!
Tinta sem cheiro
O setor de tintas está em evolução constante. Nos últimos anos, tem investido em opções de tintas sem cheiro. Elas não possuem odor forte, emitem menos compostos orgânicos voláteis (COVs) e possuem formulação menos prejudicial à natureza. Além disso, a secagem é rápida, pois são formuladas à base d’água.
É uma excelente escolha se as pessoas que transitam ou residem no ambiente a ser pintado possuem doenças respiratórias, como bronquite, rinite, entre outras.
Casa & Construção