Escolher o piso ideal é uma tarefa que exige alguns cuidados. Com uma infinidade de materiais, cores e tamanhos disponíveis no mercado, para fazer a escolha mais acertada, é necessário levar em consideração não apenas o lado estético e pessoal, mas também a arquitetura do imóvel e as configurações do ambiente. É preciso também avaliar o custo benefício, a durabilidade do piso e harmonia visual com o restante do projeto.
Depois de avaliar todos esses fatores, pode ser que você acabe optando pelo porcelanato, um piso que vem se popularizando cada vez mais nos projetos modernos de casas e apartamentos.
Mas, será que esse piso é realmente uma boa opção para a seu projeto?
Confira nesse artigo as vantagens e desvantagens do porcelanato e descubra se vale a pena escolhê-lo para a sua casa.
O que é o porcelanato?
O porcelanato é um revestimento cerâmico composto por materiais nobres e possui o processo de fabricação diferente dos pisos cerâmicos comuns.
Uma massa de porcelanato é composta, de maneira geral, por uma mistura de argilas e alguns minerais como os feldspatos, o que o torna bem resistente.
Devido a sua característica de baixa absorção de água, é necessário utilizar em seu assentamento argamassas especiais, ao invés das tradicionais massas de assentamento utilizadas para cerâmicas, pedras e granitos.
Vantagens
– Muitas opções de cores, tamanhos e texturas. E por existirem muitas variedades de tipos, os preços podem variar muito. Portanto, a chance de você achar um tipo que se encaixe no seu orçamento é alta!
– Trata-se de um revestimento versátil, que se adapta bem a diferentes ambientes.
– É um revestimento mais ecológico que os de madeira e de pedra natural, por exemplo.
– Apresenta baixa absorção de água, costuma ser bem resistente, durável, é fácil de limpar e menos suscetível à formação de manchas.
– Pode ser facilmente reposto e não exige mão de obra especializada para ser instalado por conta do tamanho padrão das suas peças.
– Ele pode reproduzir materiais mais caros, como mármore e granito e até mesmo o cimento queimado, deixando seu projeto de decoração mais requintado.
– Pode ser usado no piso, na parede, em áreas internas ou externas.
– É um piso frio – o que pode torná-lo uma boa escolha, principalmente se você mora em local quente.
Desvantagens
– As peças podem perder o brilho com o passar do tempo. Isso ocorre, principalmente, em áreas de muita circulação.
– Porcelanatos de cores mais claras tendem a evidenciar a sujeira. Por isso, procure optar por cores um pouco mais escuras.
– A sensação térmica do porcelanato pode não ser tão agradável quanto à sensação proporcionada pelos pisos de madeira.
– Procure usar produtos neutros e pouco abrasivos na hora da limpeza. Isso ajuda a evitar arranhões indesejados.
A escolha do revestimento do seu projeto é um momento bem importante. Ele deve ser escolhido de acordo com os critérios técnicos, facilidade de manutenção, durabilidade, preço, estilo e facilidade de instalação.
Mas, depois dessas dicas, ficou mais fácil saber se você irá escolher o piso de porcelanato ou não, não é mesmo?
Ideale