O crescimento dos locais reconhecidos no Brasil pela prestigiada organização holandesa Green Destinations por boas práticas em responsabilidade e sustentabilidade confirma o esforço do Governo Federal em estimular o turismo sustentável. Este ano, a organização premiou 14 destinos nacionais no concurso anual TOP 100 Stories, que acontece desde 2014. É o melhor desempenho do Brasil, superando o ano de 2022, quando foram premiadas 10 cidades.
A edição 2024 contou com mais de 190 histórias inscritas de 90 países, e os eleitos se destacam em critérios como soluções inovadoras e responsáveis para superar os desafios da gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social.
“O Brasil tem um enorme potencial para desenvolver o turismo sustentável e temos incentivado que as cidades ofereçam opções de forma responsável, com a adoção de práticas que estimulem o consumo consciente, gerando desenvolvimento, renda, empregos, mas também respeitando a nossa diversidade natural, histórica e cultural, que são os nossos maiores ativos”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
No resultado divulgado em evento online da Conferência Global Green Destinations 2024, estão seis locais do estado de Santa Catarina (Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias); três do Rio Grande do Norte (Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul); três de Pernambuco (Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré), além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).
Além da importante visibilidade internacional por suas iniciativas, os 14 destinos brasileiros que integram o TOP 100 Stories irão concorrer ao cobiçado Green Destinations Stories Awards. A premiação será na ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha.
PESQUISA – Cada vez mais as pessoas buscam locais que oferecem atrativos sustentáveis para fazer turismo. Segundo antecipado pela pesquisa “Tendências de turismo: comportamento da população brasileira 2023”, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) no início do ano, a opção de viagem com destinos de “natureza/ecoturismo” estava no radar de 27% dos entrevistados, ocupando a segunda posição entre os preferidos e perdendo apenas para os de sol e praia, que ocuparam a primeira posição, com 59% dos que participaram do estudo.
Somadas as opções de “natureza/ecoturismo” com a de “turismo de aventura”, por exemplo, o número sobe para 43%, confirmando que os municípios, cada vez mais, estão apostando suas fichas no turismo de aventura, investindo no incentivo a opções que respeitam a natureza e adotando práticas ambiental e socialmente justas, integrando, em muitos casos, guias locais e turismo de base comunitária.
Entre os premiados no “TOP 100 Stories”, por exemplo, a ilha de Fernando de Noronha (PE) também aparece na primeira posição entre os destinos de natureza mais sonhados para 2024, na preferência de 6,9% dos entrevistados, e na segunda posição geral como plano de viagem, colado na cidade de Salvador (BA), que apareceu na primeira posição no levantamento.
O estudo do MTur, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), ouviu 2,2 mil pessoas nas 27 Unidades da Federação (UFs).
HISTÓRIAS SUSTENTÁVEIS – O reconhecimento global é uma oportunidade para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso. No concurso da Green Destinations, Noronha apresentou seu projeto ‘Noronha Plástico Zero’, que visa eliminar o plástico descartável e promover a conscientização ambiental na ilha. Iniciativa semelhante foi apresentada na parceria entre os Parques Eco Serrana e Serra da Bodoquena, na igualmente premiada Bodoquena (MS), que trabalha para expandir o ecoturismo e promover ações de preservação na região.
Além do foco na preservação ambiental, o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda também inspiram outros municípios. Em Penha (SC), o circuito de trilhas ‘Caminhos do Pescador’ conecta turistas à história dos pescadores locais, enquanto os festivais da Quitanda e da Goiaba, em Barão de Cocais (MG), celebra a tradição das quitandas mineiras; e a Feira Agroecológica e de Economia Solidária de São Miguel do Gostoso (RN) promove a agricultura e o artesanato, além do empoderamento de mulheres.
EDIÇÃO DE 2023 – No ano passado, nove destinos brasileiros entraram para o TOP 100 Stories, rendendo ao município de Tibau do Sul (RN) o 1º lugar na 10ª edição da Green Destinations Story Awards, na categoria Comunidades Prósperas. A história ‘O Sorriso das Ostras’, sobre a criação da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), deu destaque ao local.
A ORGANIZAÇÃO – A Green Destinations foi fundada em 2014 com objetivo de apoiar destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.
Por Cléo Soares – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo