Casa container: saiba se é a melhor opção para você!

0
72

Me diz uma coisa, o que você pensa quando ouve a palavra “casa”? Temos certeza que já vem algo na sua mente como alguma construção cheia de tijolos ou com estrutura em madeira, certo? E se dissermos que o conceito de lar vai muito além disso?

A casa container foge totalmente desse padrão, sendo uma residência construída em um ambiente fechado com laterais feitas em aço. Esse modelo é uma opção sustentável, moderna e, o melhor, de baixo custo para construir a sua moradia — tudo de bom, não é?

Mas antes de você iniciar o seu projeto de uma residência nesse conceito, é preciso entender algumas informações, como valores, vantagens e desvantagens. Hoje, vamos te mostrar tudo isso e muito mais. Vem com a gente!

- PROPAGANDA -

Como é morar em uma casa container?

Os containers usados para construção de casas são nos padrões de 6 a 12 metros, isso significa que existe uma limitação de espaço. Mas, isso não é problema se você deseja um ambiente mais compacto. E, quando bem aproveitado, esse espaço pode se tornar um lar incrível!

Por esse motivo, os ambientes essenciais da casa são integrados e, muitas vezes, o container possui apenas quarto e cozinha. Isso abre um leque de possibilidades criativas para você decorar esse espaço. É possível fazer isso sem gastar muito, com ideias criativas de decoração que você mesmo faz.

Jardins verticais, mesas centrais, prateleiras, luminárias criativas, quadros rústicos, vasos customizados e LEDs no ambiente são algumas soluções para tornar o cômodo mais atrativo e deixá-lo com a sua cara!

Qual o tempo de vida de um container?

As residências em containers são muito resistentes, chegam a durar 100 anos ou mais, dependendo do material que é construído. A matéria-prima mais usada para construção é aço, essa liga metálica torna as paredes muito firmes e duráveis.

Vantagens de ter uma casa em um container

Até aqui você já notou algumas vantagens incríveis da construção nesse formato, como a durabilidade. Mas existem outros benefícios incríveis para quem deseja ter uma residência nesse modelo, olha só:

Personalização da decoração

A construção em container permite compor o ambiente de forma criativa e personalizada, brincando com os mais diferentes estilos de decoração, alguns exemplos são:

Estilo Clássico;

Retrô;

Vintage;

Moderno;

Estilo Industrial;

Rústico;

Minimalista;

Eclético.

O estilo de decoração é fundamental para guiar a escolha dos itens de decor e móveis para casa que vão compor os ambientes. Em um estilo rústico, por exemplo, é possível optar por móveis feitos em madeira.

Pode ser transportada

Diferentes de construções, os modelos em containers podem ser transportados. Isso abre várias possibilidades, como montar a sua residência em um local e, depois, transferir para o seu terreno. Ou mesmo, se você mudar de localidade, a estrutura da sua casa pode ser deslocada para o seu novo lar.

Mas, é claro que a logística do transporte é um pouco complexa, afinal ela deve ser feita por um serviço especializado, com auxílio de caminhões e guindaste. O peso do container pode variar de acordo com o tamanho e material da estrutura, isso impacta em como ele será deslocado.

É uma moradia mais barata

Se comparado a uma residência tradicional, os containers são mais baratos. Os valores variam de 25 mil até 119 mil reais, a depender do material e especificações da construção. Você pode optar por comprar ou construir uma casa nesse modelo.

Possui espaços integrados

Existem diferentes tamanhos de casas containers, mas a maioria delas possui tamanhos pequenos, de até 12m. É possível construir uma residência usando uma ou mais edificações como essa. Em todos os casos, os ambientes ficam integrados.

Essa característica é incrível, pois possibilita melhor aproveitamento do espaço, gera amplitude dos cômodos, garante mais conforto aos moradores e, o melhor, permite maior flexibilidade na hora de decorar as áreas internas e externas.

Na hora de pensar na decoração é importante considerar o seu gosto particular e o estilo que deseja seguir. Se você gosta de um ambiente com móveis e itens decorativos mais antigos, existe um estilo que é uma ótima alternativa — saiba como decorar os seus ambientes no estilo retrô.

Desvantagens da construção no container

Nem tudo é perfeito, certo? E se você realmente deseja comprar um container para construir a sua moradia, precisa conhecer as desvantagens dessa arquitetura. Vamos te contar quais são os dois pontos de atenção que você precisa entender:

Sem isolamento térmico

Por ser construído em aço, as construções em containers tendem a ficar com temperaturas extremas, muito quente ou muito gelada.

Dessa forma, essas construções precisam de isolamento térmico para manter uma sensação térmica agradável internamente. Por isso, a estrutura precisará ser alterada para realizar a colocação do material que permite esse isolamento.

Baixo isolamento acústico

As paredes em aço geram muito eco, o que se faz necessária a modificação estrutural do container para contemplar o processo de isolamento acústico. Isso aumenta o conforto para os moradores.

Quais as dimensões dos containers para residência?

Os modelos mais populares usados em construções residenciais são o 20 pés e 40 pés. Eles possuem as seguintes dimensões:

Tamanhos container de 20 pés

Área interna:

Comprimento: 5.895 m

Largura: 2.340 m;

Altura: 2.286 m.

Área externa:

Comprimento: 6.059 m;

Largura: 2.438 m;

Altura: 2.591 m.

Dimensões container de 40 pés

Área interna:

Comprimento: 12.043 m;

Largura: 2.438 m;

Altura: 2.591 m.

Área externa:

Comprimento: 12.192 m;

Largura: 2.438 m;

Altura: 2.591 m.

3 tipos de container que você precisa conhecer

Na hora de escolher o modelo do seu novo lar, você irá se deparar com os seguintes termos: Dry, High Cube e Acústico. Esses são três tipos de containers vendidos no mercado e você precisa conhecer cada um deles para escolher o melhor para o seu projeto. Vamos lá?

1. Dry

Esse é o mais popular dos modelos! O que mais chama atenção é o excelente custo-benefício. O modelo Dry é feito em aço corten, matéria-prima de cor avermelhada, garantindo muita resistência e leveza em sua estrutura.

Outro ponto é que, embora seja de alta qualidade, o preço não é tão elevado, isso barateia os containers tipo Dry. Eles podem ser encontrados em tamanhos de até 40 pés.

2. High Cube

Esse tipo é muito similar ao modelo Dry, pois possui o mesmo material de fabricação, sendo uma opção muito durável e de alta qualidade. A diferença entre os modelos Dry e High Cube está no tamanho: o High Cube possui até 30 centímetros a mais na altura.

O valor pode parecer pequeno, mas quando falamos de habitação, esses centímetros a mais podem fazer muita diferença — principalmente no conforto e decoração do ambiente. Com esse aumento na altura é possível comprar móveis e eletrodomésticos mais altos e explorar decorações verticais.

Termo acústico

Se recorda que comentamos antes que as principais limitações dos containers são a necessidade de conter isolamento acústico e térmico? Com os modelos termo acústico, você não terá esses problemas!

A estrutura desse modelo já contempla revestimentos que impedem a reverberação de sons e passagem de temperatura. Graças a essas modificações, a habitação fica ainda mais confortável para os moradores.

Mas afinal, quanto custa morar em uma casa container?

A casa container é uma opção muito sustentável, já que reaproveita caixas de transporte para criar habitações modernas e extremamente confortáveis.

Para quem optar por comprar esses tipos de containers, é possível encontrar modelos na faixa de 6 mil até 10 mil reais. Mas, nesse caso, será necessária a modificação na estrutura para contemplar o isolamento térmico e acústico.

Já os modelos específicos para construções residenciais possuem valores que vão de 25 mil até 119 mil reais. Lembre-se de considerar os valores de transporte dessa estrutura até o seu terreno.

Simplifica