Projeto ‘Nossa Energia’ retoma programação com troca de ventiladores

0
46

A unidade móvel do Projeto ‘Nossa Energia’ estará, nesta quarta-feira (29), na Praça Ataliba Leonel, em Santo Anastácio. A retomada da ação traz uma novidade: a troca de ventiladores antigos por novos. A programação, que segue até sexta-feira (31), continua com a realização da troca de lâmpadas usadas por lâmpadas de tecnologia LED.

Equipado com equipamentos supermodernos, o caminhão proporciona aos visitantes noções básicas sobre o processo produtivo da energia elétrica, as fontes de energia e dicas de consumo consciente.

O projeto faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Por onde passa, o projeto Nossa Energia tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades”, diz o coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira.

- PROPAGANDA -

Entre os destaques que atraem a atenção de todas as idades estão os experimentos da Bobina de Tesla (dispositivo que gera altas tensões e frequências, criando faíscas elétricas visíveis) e o gerador de Van Der Graaff (máquina que acumula cargas elétricas e, em contato com ela, pode arrepiar os cabelos).

Os participantes ainda aprendem sobre a evolução das lâmpadas e a comparação de consumo entre elas; os riscos elétricos que temos dentro e fora de casa e como proteger-se deles; e uma maquete virtual, que exibe algumas fontes sustentáveis de energia, os caminhos que a eletricidade percorre até chegar às residências e como usarmos a energia elétrica de forma consciente.

“De quarta (29) até sexta-feira (31) seguiremos com a visitação no caminhão, a partir das 8h. Além das atrações disponíveis na unidade móvel, realizaremos a troca de lâmpadas usadas fluorescentes ou incandescentes, por lâmpadas novas, de tecnologia LED. O benefício é direcionado às famílias cadastradas na tarifa social, que devem comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e uma conta recente de energia”, explica Thiago.

Além disso, uma novidade para este ano é a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Procel.

Durante a estada do caminhão em Santo Anastácio, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Portal Prudentino