Espetáculo ‘Tarântula Transita’ rememora operação que perseguiu pessoas trans e travestis

0
31

Nesta quinta-feira (10), às 20h30, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza mais uma edição do projeto Palco Território, que visa valorizar e difundir a produção em artes cênicas da região. Desta vez, ganha a cena o espetáculo “Tarântula Transita”, protagonizado pela atriz bernardense Vulcânica Pokaropa. A apresentação é gratuita, com retirada antecipada de ingressos.

A peça é uma fábula sobre sonhos, na qual quatro amigas enfrentam diversas adversidades e conflitos em busca da tão almejada ascensão. Para isso, contam com a ajuda do público.

A história, inspirada em estudos realizados sobre a Operação Tarântula, ocorrida no final da ditadura militar no Brasil, tem seu peso contraposto por elementos em cena que ajudam a contá-la de maneira lúdica, como comicidade, uso de bambolês, malabares, mágica e manipulação de bonecos.

- PROPAGANDA -

No final dos anos 80, mesmo após o término do regime militar e em meio à muita desinformação sobre o HIV/Aids, a polícia deu início à Operação Tarântula, com o objetivo de perseguir e prender pessoas transexuais e travestis na cidade de São Paulo, alimentando uma falsa designação de que se tratava de “uma doença de homossexuais”, o que teve um efeito estigmatizante e causou ainda mais preconceito.

Sob o viés da higienização, o nome tarântula (espécie de aranha) vinha dos tentáculos da operação, que começava na região central de São Paulo e se espalhava por toda a cidade, incluindo outros municípios, como Osasco, Guarulhos e o ABC Paulista.

Sobre a artista

Vulcânica Pokaropa, natural de Presidente Bernardes (SP), graduou-se em Fotografia, é mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Sua pesquisa aborda a presença de pessoas transexuais, travestis e não-binárias nas artes. Integra a companhia Fundo Mundo de Circo, formada exclusivamente por pessoas trans. Travesti, performer, poeta, artista visual e produtora cultural, é também autora da série “Desaquenda”, resultado de sua tese de mestrado.

Ingressos

Os bilhetes para o espetáculo “Tarântula Transita” podem ser retirados gratuitamente (até 2 por pessoa) a partir das 12h do dia do espetáculo, por meio do app Credencial Sesc SP, do site sescsp.org.br/prudente e presencialmente na Central de Relacionamento.

 O Sesc Thermas de Presidente Prudente fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. Para mais informações, o telefone é (18) 3226-0400. A programação completa está disponível em sescsp.org.br/prudente

Portal Prudentino