Os eleitores de Panorama voltarão às urnas no dia 8 de junho para escolher prefeito e vice-prefeito em uma eleição suplementar que definirá quem comandará o Executivo municipal até o fim de 2028. Poderão votar os eleitores com situação regular no cadastro da Justiça Eleitoral e domicílio eleitoral na cidade até 8 de janeiro deste ano. A votação será realizada das 8h às 17h, e a diplomação dos eleitos está prevista até 11 de julho.
O calendário do novo pleito foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (10), em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), e oficializado por meio da Resolução TRE-SP 668/2025. A eleição será conduzida pela 175ª Zona Eleitoral, com sede em Tupi Paulista, e ocorrerá em seis locais de votação, distribuídos em 39 seções. Panorama tem cerca de 10 mil eleitores.
A nova eleição foi convocada após a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura de Edson de Assis Maldonado, o Ito (Progressistas), que concorreu em 2024 ao lado do vice Sleiman El Aissami (Podemos). Mesmo tendo recebido o maior número de votos – 2.787, equivalente a 35,63% do total – a chapa não assumiu o cargo.
O indeferimento foi decidido pelo juiz da 175ª Zona Eleitoral ainda em setembro de 2024, com base em condenação anterior de Edson por falso testemunho. Embora a pena tenha sido extinta em janeiro de 2021, a Justiça considerou que ainda não havia transcorrido o prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa.
O candidato recorreu ao TRE-SP, que manteve a decisão de primeira instância. Em fevereiro de 2025, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também rejeitou o recurso, por unanimidade, seguindo o voto da relatora, ministra Isabel Galotti. Procurado pela reportagem nesta sexta-feira (11) para comentar a decisão, Edson não se manifestou até a publicação da matéria.
Calendário eleitoral
As convenções partidárias para escolha de candidatos a prefeito e vice devem ocorrer entre 1º e 6 de maio. O prazo para registro das candidaturas vai até as 8h do dia 9 de maio, caso o envio dos documentos seja feito pela internet. Caso contrário, a entrega presencial no cartório eleitoral pode ser feita até as 19h do mesmo dia.
A propaganda eleitoral está autorizada a partir de 10 de maio e seguirá as regras da Resolução TSE 23.610/2019 e da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que regulam o uso de horário eleitoral gratuito e coíbem práticas ilegais durante a campanha.
Justificativa de ausência
Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderá justificar a ausência no próprio dia 8 de junho, pelo aplicativo e-Título. Também será possível apresentar a justificativa até o dia 7 de agosto, pelo app, pelo Sistema Justifica (no site do TSE) ou presencialmente no cartório eleitoral. O TRE-SP alerta que não haverá mesas de justificativa nos locais de votação.
Portal Bueno