Por meio de um breve comunicado divulgado nesta quinta-feira (10), a Stellantis confirmou o retorno da marca Abarth para o mercado brasileiro.
No texto, acompanhado de uma foto do logotipo de sua divisão esportiva, a Stellantis declara que “a Fiat pretende ‘envenenar’ sua rede de concessionárias com um veículo projetado sob medida para quem é obcecado por performance, esportividade e que não abre mão de uma experiência única de direção”.
Apesar de a Stellantis ainda não entrar em detalhes, é muito provável que o primeiro modelo nacional com a chancela Abarth será o Fiat Pulse.
Considerando o foco em termos dinâmicos que a Abarth preocupa-se em oferecer em seus modelos, é certo que o Pulse deverá receber uma série de aprimoramentos nos conjuntos de direção, freios e suspensão para se adequar aos padrões da marca.
Ponto interessante, segundo corre nos bastidores, é que o Pulse “preparado” pela Abarth poderá trazer o motor 1.3 GSE sob o capô.
Aplicado em modelos como a Fiat Toro e o Jeep Renegade, o propulsor com turbo e injeção direta entrega até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Em um modelo consideravelmente mais leve em relação à picape e ao SUV citados, podemos esperar um nível de desempenho do Pulse Abarth bem acima da média, o que fará dele um modelo singular dentro da classe.
De qualquer forma, a Stellantis acrescenta em seu comunicado que “muito em breve” deverá trazer mais detalhes sobre a estratégia para a marca Abarth no Brasil.
Estabelecida em 1949 por Carlo Abarth, a empresa foi adquirida em 1971 pela Fiat, quando tornou-se um departamento de competição da fabricante, além de criar versões esportivas de modelos pertecentes ao conglomerado italiano.
Aqui no Brasil, já tivemos alguns modelos da Fiat inspirados pela tradicional marca do escorpião, como o 500 Abarth e o Stilo Abarth.
Autoo