Confira dicas fáceis para montar uma adega em casa

0
96

Já foi a época em que as adegas eram exclusividade dos restaurantes finos e ninguém pensava em ter uma em casa. Se você é fã de vinhos saiba que é possível montar um cantinho dedicado às bebidas, com tudo à mão e sem precisar dispor um espaço grande.

Separamos algumas dicas para você investir uma parte de algum ambiente e receber os amigos e a família com uma boa taça para brindar. Confira:

Por onde começar

- PROPAGANDA -

O primeiro passo é: defina qual o espaço você vai querer montar a sua adega. É importante levar em consideração que os vinhos não podem ficar expostos ao sol e nem a altas temperaturas.

Feito isso, defina qual é o valor que você pretende investir e escolha os vinhos. Você pode começar com duas garrafas de cada tipo – duas de vinho branco, duas de vinho tinto, duas de rose e duas de espumante. Isso não é uma regra e pode ser alterado de acordo com o seu gosto.

Uma dica legal é que algumas empresas oferecem um clube de assinatura de vinhos. Você paga um valor e todo mês eles mandam uma caixa com algumas opções selecionadas por um sommelier. É uma oportunidade de você experimentar bebidas diferentes, indicadas por um profissional e por um valor mais acessível.

Preciso ter uma adega refrigerada?

Como falamos ali em cima, é bom que os vinhos estejam em algum espaço que não seja quente. Se você puder investir em uma adega refrigerada, melhor! Mas caso contrário, o importante é manter o vinho numa temperatura, sem mudanças bruscas.

Móvel planejado é necessário?

A resposta é não! Os móveis planejados são sempre uma ótima alternativa, já que aproveitam cada centímetro disponível. Mas saiba que não é necessário fazer esse tipo de investimento.

Tire as medidas do cantinho que você vai aproveitar por aí e compre móveis que caibam certinho por aí. Você também pode montar peças separadas – prateleiras, móveis superiores com uma cômoda, um buffet ou um aparador. Dá uma olhada nessas ideias:

Você também pode pegar um espaço bem pequeno, um móvel menor e dispor as garrafas em uma bandeja. Nesse caso tenha menos garrafas, já que o ideal é que a bebida fique deitada em contato com a rolha (o que ajuda na conservação).

Para isso você pode ter um móvel comum e comprar apenas o acessório separado para organizar as garrafas.

Use a criatividade

Se você gosta de colocar a mão na massa essa é uma ótima alternativa: blocos de tijolo de cimento! Olha o resultado como fica incrível.

Invista em acessórios para o vinho

Se você vai realmente montar uma adega em casa, alguns itens podem ser indispensáveis ter, outros podem ser um investimento para facilitar na hora de servir ou armazenar. O saca-rolha, por exemplo, é fundamental já que facilita todo o processo na hora de abrir a garrafa.

O corta-gota é um acessório que evita o pinga-pinga da garrafa escorrendo – e manchando toalhas

Termometro digital para avaliar a temperatura do vinho.

Tampa para conservar o vinho se não for consumida a bebida da garrafa toda.

Blog MARA