Em reunião com ministros de Saúde da América do Sul, Queiroga apresenta vacinas Covid-19 em fase de ensaio clínico no Brasil

0
126

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, nesta quarta-feira (6), de uma reunião com ministros de Saúde da América do Sul que discutiu, entre outros assuntos, as estratégias de cada país para a produção de vacinas contra a Covid-19. Na oportunidade, o ministro brasileiro apresentou quatro projetos de novos imunizantes que estão em fase de ensaios clínicos no Brasil.

São eles: o imunizante Versamune, de desenvolvimento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo com a Empresa Farmacore; a vacina RNA MCTI CIMATEC HDT, trabalhada pelo Senai-Cimatec em parceria com a empresa norte-americana HDT BioCorp; a Spin-Tech, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e A UFRJVac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O chefe do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil também afirmou que o sucesso da campanha de imunização no País, em que mais de 73% da população completou o esquema vacinal, é fruto da estratégia diversificada que o Brasil adotou para a aquisição de imunizantes. Ao todo, o Governo Federal adquiriu mais de 650 milhões de doses para vacinar toda a população brasileira.

- PROPAGANDA -

“A expansão das capacidades de nossos países para produção de vacinas e insumos médicos é peça-chave no fortalecimento de nossos sistemas de saúde frente a futuras emergências sanitárias”, destacou Queiroga aos colegas.

O Ministro recordou o estabelecimento, pela Presidência pro-tempore brasileira do Mercosul no segundo semestre de 2021, do Comitê Ad Hoc, para Promover a expansão da Capacidade Produtiva Regional de Medicamentos e Imunizantes (CAHECPR) do bloco. O Comitê trabalha para analisar e mapear as capacidades produtivas e de pesquisa e desenvolvimento, além de avaliar iniciativas para melhorar o acesso a medicamentos, imunizações e tecnologias em saúde.

Nathan Victor – Ministério da Saúde