A impermeabilização na construção ganha cada vez mais força e recebe a atenção dos profissionais da área, na medida em que compreendem a sua importância.
Edificações que não recebem a aplicação de impermeabilizantes, em pouco tempo começam a apresentar problemas, tais como:
infiltrações,
manchas,
umidade,
corrosão das estruturas,
mofo e bolor,
formação de microorganismos.
Além disso, a estrutura da obra é comprometida, colocando em risco as vidas das pessoas que lá residem ou frequentam.
Não são raras as reportagens que apresentam desabamentos e interdições de edifícios em função da má qualidade de suas estruturas, normalmente ocasionadas pela falta de cuidado com a sua construção e de atenção aos sinais que o próprio imóvel apresenta.
É importante compreender que a água consegue se infiltrar com grande facilidade, causando grandes e sérios problemas que em algum tempo irão se manifestar.
A chuva, umidade do ar, poluição e maresia são grandes inimigas das obras, porém, podem ser evitadas desde que seja realizada a impermeabilização na construção. Neste post, apresentaremos detalhes sobre esse importante assunto, confira!
Qual a importância da impermeabilização na construção?
O processo de impermeabilização na construção evita que problemas ocorram na estrutura dos edifícios em função dos fatores externos que podem comprometer o imóvel no decorrer do tempo.
Também colabora com a estética das edificações, valorizando os espaços e contribuindo para ambientes bonitos e saudáveis.
Essas infiltrações, além das falhas que ocasionam nos edifícios, também trazem sérios transtornos para a saúde humana.
A partir da umidade dos ambientes, o bolor, mofo e a formação de microorganismos ocasionam doenças, especialmente envolvendo questões respiratórias e hipersensibilidade.
Desse modo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) faz várias recomendações com relação ao desenvolvimento de impermeabilização na construção, evitando problemas estruturais e garantindo qualidade de vida para os que ocuparem esses espaços.
Na ABNT NBR 9574 são apresentadas normas para serem atendidas com as condições mínimas de proteção das edificações.
Diante de tanta atenção a esse tema, fica claro a importância da impermeabilização na construção, cabendo a todos os envolvidos nas obras as providências necessárias para se evitar problemas.
Blog da Construção