Crianças adoram brincar “de comidinha” e estimular esse gosto é uma forma de desenvolver a consciência ambiental. Ao invés de brinquedos que imitam utensílios domésticos, os pais ou responsáveis podem dar aos pequenos a possibilidade de mexer na terra, plantar mudas e ver a mágica do cultivo acontecer. Em Atenas, capital da Grécia, as creches estão implantando pequenas hortas para, desde cedo, ensiná-las sobre a produção de alimentos.
A iniciativa de Atenas é parte de sua participação no programa europeu FUSILLI (Fostering the Urban food system transform through Innovative Living Labs Implementation), cujo objetivo é mostrar a importância dos alimentos de alto valor nutritivo nas áreas urbanas. O programa já apoia outras cidades como Oslo (Noruega), Roma (Itália), Rijeka (Croácia), entre outras.
“As necessidades das crianças nos mostram o caminho e nos levam a práticas inovadoras. Hoje, tive o prazer de estar ao lado dos pequenos jardineiros na Escola Infantil de Botânica e plantar com eles hortaliças, plantas aromáticas e frutas cítricas, aprendendo com eles os benefícios do cultivo urbano como uma boa prática para todos e principalmente para as próprias crianças”, afirmou o prefeito de Atenas, Kostas Bakoyannis, após visitar uma das instituições participantes.
O projeto começou com o cultivo de hortas em sete locais, mas a meta é expandir para as 68 creches existentes na cidade. A ideia é garantir que todas as crianças em idade pré-escolar tenham a oportunidade de aprender sobre a produção de alimentos e os benefícios de plantar e colher nos espaços urbanos.
Horta nas escolas
Projetos de cultivos de ervas, verduras e hortaliças já são presentes em muitas escolas brasileiras. Com apoio de professores, os pequenos aprendem a plantar mudas, veem os vegetais se desenvolverem e, na merenda, se alimentam do que plantaram. Confira abaixo algumas iniciativas:
Crianças colhem verduras que plantaram em horta comunitária
Crianças plantam mudas após serem alfabetizadas em SP
100% das escolas em Jundiaí terão horta com Pancs
Escola usa horta e reciclagem para ensinar inglês a crianças e adolescentes
6 passos para iniciar uma horta escolar
Ciclo Vivo