Desde a apresentação do protótipo RS Concept no fim de 2021, a Honda começou a deixar claro que não vai abandonar o segmento de crossovers de entrada, até então onde o WR-V estava presente.
Segundo informações que chegam da Índia, o modelo definitivo baseado no RS Concept deverá ser revelado por lá na metade do ano que vem, conferindo para a Honda um representante na mesma categoria de Kia Sonet, Hyundai Venue, Renault Kiger, entre outros.
Portanto, é plausível que o crossover japonês tenha até 4 metros de comprimento, algo necessário para incluir os carros vendidos na Índia na menor faixa tributária do país, tornando, consequentemente, seu valor de venda mais acessível.
A Honda, por sua vez, prepara um crossover com visual bem interessante, adotando linhas robustas e boa altura em relação ao solo, dois atributos que os consumidores esperam encontrar em um automóvel do tipo.
Na Índia, rumores apontam que o crossover poderá contar com motorização 1.5 diesel e 1.2 a gasolina, a segunda com a possibilidade de contar com o auxílio da eletrificação.
O projeto 3US, como está sendo chamado na Índia, certamente merece nossa atenção, uma vez que reúne todas as características que o habilitam para nosso mercado, como o custo-benefício competitivo.
Porém, é importante ponderarmos que a Honda possui atualmente apenas uma planta operando com a fabricação de automóveis no país, no caso a unidade de Itirapina, no interior de São Paulo. No local já são produzidos veículos de maior volume, como a gama City e, futuramente, a nova geração do HR-V.
Um modelo com a proposta de um crossover acessível também deverá demandar uma capacidade produtiva ainda maior para a fabricante.
A fábrica de Sumaré (SP) hoje opera como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda no país.
Outro ponto é que a Honda já deixou claro que vai oferecer versões de entrada mais acessíveis para o novo HR-V com a presença do motor 1.5 aspirado presente na gama City. Com isso, a marca poderá atender um leque maior de consumidores.
Até o momento, temos confirmado para 2023 no Brasil a estreia da Honda no segmento de SUVs intermediários, com o novo utilitário esportivo baseado no Civic e que vai enfrentar por aqui o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos.
Talvez, com a estreia global do projeto 3US em 2023 teremos mais detalhes sobre os mercados para os quais a novidade será destinada.
Autoo