Fórum Mundial da Educação reforça relevância dos ensinos superior e tecnológico

0
85

O Brasil encerrou sua participação no Fórum Mundial da Educação, realizado em Londres nesta semana, com saldo positivo. O Ministério da Educação (MEC) marcou presença no evento e foi representado pelo titular da Pasta, ministro Victor Godoy; pelos secretários de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Sant´Ana; de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, e de Educação Básica, Mauro Rabelo; assessores e técnicos.

Na agenda internacional, além das discussões sobre a recuperação das aprendizagens, os ensinos superior e tecnológico receberam destaque. Os secretários do MEC, que estão à frente das duas pastas, tiveram a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas no Brasil e trocaram experiências com autoridades centrais no Reino Unido.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana, se reuniu com representantes do Departamento de Educação do Reino Unido e visitou uma escola que tem grande semelhança com os institutos federais do Brasil. “Tivemos insights relevantes para colocarmos em prática no Brasil, no sentido de apresentarmos elementos que aproximem os estudantes das empresas, para que eles possam exercer as atividades práticas e estarem preparados para o mercado de trabalho”, destacou o secretário.

- PROPAGANDA -

Já o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, se reuniu com representantes de diversos países, com destaque para o encontro com o Conselho Superior da Turquia. Foi debatida a aproximação das universidades, com a revalidação de diplomas entre os dois países e internacionalização de intercâmbio de estudantes e professores.

Além disso, o secretário Wagner Vilas Boas visitou a Universidade de Westminster ─ considerada uma instituição de ponta, que conta com instalações de última geração, onde os estudantes praticam seu aprendizado com a utilização da tecnologia. “A nossa presença no Fórum foi muito importante. Tivemos a oportunidade de conhecer experiências dos países presentes, que reforçaram o uso da tecnologia na educação, especialmente no momento de pós-pandemia”, disse Wagner.

O Fórum Mundial da Educação 2022 foi realizado em Londres, no Reino Unido, com o objetivo de discutir o futuro da educação, especialmente com a utilização da tecnologia, inovação e sustentabilidade. Mais de 80 ministros de 115 países marcaram presença no evento.

A delegação do MEC participou de palestras, realizou reuniões bilaterais e teve dois espaços de fala durante o evento. O ministro da Educação, Victor Godoy, apresentou a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica, no segundo dia de debates do Fórum Mundial da Educação. Ele reforçou a importância do decreto presidencial que instituiu a medida e apresentou um balanço da educação brasileira em todos os níveis.

O uso da tecnologia na recuperação das aprendizagens também foi tema debatido no Fórum. No terceiro dia de evento, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, apresentou as ações desenvolvidas pela Pasta com foco na temática.

Assessoria de Comunicação Social do MEC