Presidente Epitácio prepara 37º Fogueirão do Padroeiro com participação do público

0
156

A tradicional Festa do Padroeiro, conhecida como “Fogueirão”, retorna em formato presencial após dois anos devido a pandemia da Covid-19. Para a retomada da festa com o público, a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, através da Secretaria de Turismo e Cultura planejou tudo para que o festejo seja em grande estilo.

A Festa que tem o apoio da Paróquia São Pedro e do Conselho Municipal de Turismo, terá início com o tríduo religioso que será realizado na Matriz de São Pedro, nos dias 26, 27 e 28 de junho, sendo o encerramento às 20h o ponto de partida dos fieis e do público em geral em carreata até o Pavilhão de Eventos, onde ocorrerá o tradicional acendimento do Fogueirão seguido das apresentações de quadrilhas, shows e a distribuição gratuita de pipoca e quentão sem álcool.

Para o Secretário de Turismo e Cultura, Wantuyr Tartari, a retomada do público ao evento fortalece a cultura da cidade. “A continuidade da Festa do Padroeiro fortalece a identidade do povo epitaciano, pois faz parte da cultura local e traz uma diversidade de símbolos e curiosidades, além de marcar o ano de retomada dos eventos oficiais do município”, disse.

- PROPAGANDA -

O Fogueirão nasceu em 1986 a partir de um bate papo de fim de tarde entre Neemézio Costa (Costinha) e Antônio Martins de Brito (Camisola), quando tiveram a ideia de fazer uma grande fogueira no dia 28 de junho e servir gratuitamente para a população, pipoca e quentão. Trinta e sete anos depois o evento que já é consolidado é um dos mais aguardados pelos epitacianos e faz parte da memória afetiva da cidade.

AIPMPE

Fotos: Arquivo da PMPE