Como usar tijolo vazado: uma peça decorativa e funcional

0
97

O tijolo vazado, como o nome sugere, é diferente de uma peça maciça. Logo, ele não tem a finalidade de estruturar uma parede, e sim, de decorá-la e contribuir com o controle térmico e a incidência de luz solar. Então, você pode ter desde uma parede vazada interna até um muro com tijolo vazado para essas funções.

Se está buscando formas criativas e funcionais de criar divisória vazada com tijolo decorativo na sua casa, elaboramos esse artigo para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Então, veja a seguir mais detalhes sobre o que é tijolo vazado, como pode aplicar e modelos aplicados em projetos dos profissionais da homify.

Como usar tijolo vazado?

- PROPAGANDA -

Na arquitetura e decoração existe um nome para esse tipo de elemento vazado, que é o cobogó. É a estrutura de uma parede vazada, normalmente fixa, mas que também pode ser móvel, como um painel. Ele leva esse nome por causa das iniciais dos seus criadores, aliás brasileiros, Amadeu Oliveira Coimbra (CO), Ernest A. Boekman (BO) e Antônio de Góes (GÓ).

Os materiais utilizados para fazer uma divisória vazada nesse estilo são os mais variados, desde cimento, passando por vidro, cerâmica, argila, gesso e o que mais você achar que vai cumprir com a função. É uma opção bem interessante para complementar a decoração de qualquer estilo, já que é tão versátil.

Você inclusive pode fazer painéis móveis para mudar de lugar sempre que quiser dar um novo visual a determinado ambiente ou quando quiser reduzir a incidência da luz solar, seja dentro ou fora de casa, como por exemplo em uma área de lazer ou quintal que estiver recebendo convidados.

Para isso deverá optar pelos tijolos vazados em material mais leve, como o gesso, para ter maior facilidade no deslocamento.

Existem também os modelos com furinhos vazados bem pequenos e feitos diretamente na madeira ou metal, em forma de grades. Esses podem ser chamados de brises, utilizados nas fachadas, que embora sejam feitos com design que contribui para a estética, possuem principal função de protetores térmicos.

Nesse caso o arquiteto vai projetar o brise para ficar posicionado estrategicamente nos horários de maior incidência solar para garantir o conforto térmico do interior da residência.

Na verdade, quando ouvir falar em brises, vai ver que eles costumam ser feitos no formato de ripados de madeira ou de outro material como aço, com leve inclinação, tipo uma veneziana vertical. Mas pelo fato de haver também modelos quadriculados chamados de brises, não custa mencionar aqui para você saber que existem variações.

​Tijolo decorativo na garagem

Se você tem uma garagem aberta como essa da imagem, ou se for semiaberta, pode fazer uma divisória bem simples, porém decorativa e funcional utilizando tijolos vazados para formar uma parede. O tamanho dessa parede vai depender do espaço que você quiser preencher. Ela pode ser colocada tanto nas laterais para proteger o veículo do sol, quanto para formar uma divisória no caminho para a entrada da casa através da garagem.

Tijolo decorativo e funcional na fachada

Nesse modelo, a parede vazada também possui diferentes funções. Ao observar a imagem já é possível perceber que ela é o elemento principal, pois é o primeiro ponto para o qual você olhou.

A parede não está posicionada ali à toa. Sua função, em primeiro lugar, é de proteger a fachada da residência contra o excesso de raios solares, que poderia prejudicar o conforto térmico da parte interna. Nesse sentido ela cumpre a função de um brise.

Em segundo lugar, tornou-se um elemento decorativo, pois não foi feito sem pensar na estética. Essa é uma parede bonita, que complementa a fachada e faz parte do paisagismo, conferindo um visual ao mesmo tempo moderno e intimista, pois oferece privacidade.

​Parede vazada para entrada de residência

Outra opção de utilização da parede vazada é logo no hall da residência. Se você não tem um hall com corredor e a porta de entrada já fornece uma visão aberta do ambiente, o conjunto do elemento vazado vai cumprir um papel importante.

Além de delimitar o espaço entre o hall e o ambiente em questão, que pode ser sala ou cozinha, vai proporcionar maior conforto para as pessoas que estiverem no ambiente em relação às pessoas que acabaram de chegar, caso sejam visitantes.

​Parede vazada para ambiente de estar

Esse é um ambiente bem leve, com elementos que remetem à vida praiana, como o bambu trançado no forro e o mobiliário em vime e madeira. Logo, dois fatores merecem ser preenchidos.

Um deles é a entrada da luz e da ventilação naturais. O outro é o contato visual com o ambiente externo, prevalecendo a atmosfera de leveza e liberdade.

Sendo assim, a parede lateral em tijolo decorativo foi feita com espaços vazados justamente para satisfazer todas essas necessidades. Combinou com os elementos do ambiente e proporcionou a luz, a ventilação e a visão para o exterior.

​Tijolos vazados para dividir cozinha e lavação

Em espaços reduzidos e integrados, as soluções para a divisão sutil de ambientes fazem-se ainda mais necessárias. Nesse caso, nem tão sutil assim, pois optou-se pela utilização de um amarelo-vivo em uma ambiente bastante sóbrio.

Entretanto, mesmo com uma cor mais chamativa, o ambiente permaneceu bem equilibrado, pois todo o mobiliário é branco e com granito preto. Ou seja, cores sóbrias para contrapor o ponto colorido.

O resultado foi exatamente o esperado, que era de criar a sensação visual de divisão entre ambientes distintos, porém sem agressividade e sem paredes fechadas, que acabariam por reduzir o espaço.

Parede vazada em gesso

Os elementos feitos em gesso são muito bem aceitos em projetos de construção e de reforma, por serem modernos, bonitos e fáceis e trabalhar em todos os aspectos. Sendo assim, se o seu arquiteto ou decorador recomendar o uso de gesso em determinados elementos, com o teto ou uma divisória vazada, pode confiar e aceitar a proposta.

Nesse modelo, a divisória em tijolos vazados de gesso serviu para criar um elemento decorativo ao ambiente da sala de tv, que recebeu o preto e o branco de forma absolutamente equilibrada. Também, teve o propósito de deixar o espaço mais íntimo, separando levemente do ambiente de jantar.

​Cozinha campestre com parede vazada

Nesse modelo, muito suave, a atmosfera campestre demonstrada através do forro em bambu, do mobiliário em madeira e dos revestimentos da parede ao estilo ladrilho hidráulico, além do piso em pedra natural, são perfeitamente complementados pela parede em tijolo decorativo vazado.

A parede permite a entrada da luz e da ventilação naturais para esse ambiente amplo, além de complementar o aspecto decorativo, contribuindo com a leveza das cores e elementos que compõem a cozinha.

​Painel vazado em cerâmica

Esse é um dos modelos que é considerado brise, mesmo não sendo um ripado de madeira ou de metal. Também possui duas funções. Uma delas é proteger a construção da incidência dos raios solares, o que é essencial para a proteção térmica.

A outra função é relativa à privacidade, pois impede que as pessoas de fora vejam o que está se passando do painel para dentro. Acaba que, em terceira função, é um elemento decorativo bem original, chamando a atenção para a fachada com detalhe em concreto cru.

​Muro com tijolo vazado

Para finalizar, uma opção de utilização de tijolo decorativo em muros. Eles foram utilizados como opção mais econômica em um conjunto de casas padronizadas. Embora cada uma tenha a sua cor para proporcionar a diferenciação, o muro foi feito de modo padronizado.

É uma opção que confere um efeito visual interessante à fachada da residência, se assim lhe agradar. No sentido da funcionalidade, nesse caso não exerce tanta importância, haja vista que o quintal vai ser iluminado e ventilado da mesma forma.

Talvez seja uma maneira mais econômica de realizar o preenchimento do muro, dependendo do material que comprar para fazê-lo, permitindo uma instalação mais rápida.

Homify