Como escolher o box ideal para o seu banheiro

0
92

O box é um item fundamental na maioria das casas e traz maior privacidade para a hora do banho. Segundo a arquiteta Luciana Voso, do escritório Voso Arquitetura, o box surgiu com a finalidade de delimitar a área do banho nos banheiros, conseguindo manter o piso do lado de fora desta área sempre seco e evitando que a umidade se espalhe mais do que deve dentro do local.

Muitas vezes, porém, o box não é pensado com tanto carinho para a decoração do banheiro, mas é preciso ter em mente que escolher o modelo certo para o tamanho e estilo do banheiro é essencial para ter facilidade e funcionalidade no dia a dia e na rotina de higiene dos moradores. Mais do que um simples delimitador de área, o box pode e deve ser um item protagonista no planejamento e na montagem do ambiente.

Existem alguns tipos de formatos e de materiais diferentes usados na composição de boxes para banheiros. Cada uma das variedades traz uma especificações próprias que influenciam no resultado estético e funcional do ambiente. A arquiteta Luciana aponta diferentes detalhes que merecem atenção na hora da escolha de cada tipo de box:

- PROPAGANDA -

Formatos

O formato do box deve ser pensado de acordo com o espaço disponível para ele dentro do cômodo. Além disso, é sempre bom ter em mente que o espaço da porta também deve ser somado se a mesma for de abrir; da mesma forma, a harmonização entre o estilo da peça e do restante do ambiente também devem ser levados em consideração.

Porta de correr: esse é um modelo muito comum, pois cabe em banheiros de dimensões diversas, desde os pequenos até nos maiores. Nesse tipo de box, existe uma parte de vidro fixa, junto à parede e a porta corre pelo trilho no piso e pelas roldanas na barra superior. As roldanas podem ser aparentes ou embutidas, dependendo do gosto do morador e do estilo do ambiente.

Porta de abrir: esse é um modelo indicado para uso em banheiros médios e grandes, nesse tipo de box a parte fixa também fica junto à parede e a porta abre para dentro ou para fora da área do box com o uso de dobradiças.

Box de quina: o box de quina é escolhido para banheiros pequenos, nesses casos, como a área já é pequena, o mais comum é usar portas de correr que não ocupem espaço interno e que permitem uma abertura maior no canto, com duas portas de correr em modelos quadrados ou a abertura de uma porta curva para os modelos arredondados.

Para banheira: nesse caso, o box é instalado com trilhos sobre a lateral da banheira, para que a porta possa correr. É bastante usual, pois impede que a água da banheira caia e se espalhe pelo banheiro.

Box sanfonado: esse modelo não é muito corriqueiro, mas também pode ser uma opção para ambientes pequenos. Ele funciona com duas partes móveis que correm em trilhos superiores e inferiores. É utilizado em áreas de banho bem pequenas quando não se pode instalar box convencional de correr ou de abrir. A manutenção deve ser feita num intervalo de tempo maior do que os outros, pois seu sistema é mais delicado.

Materiais

O material mais utilizado quando se trata de box de banheiro é o vidro, porém existem alternativas que podem ser utilizadas nesse cômodo, levando em conta também o estilo do banheiro e o tipo de decoração.

Vidro: o vidro é um material resistente, moderno e pode durar por muitos anos, são os modelos mais usados, porém os mais caros disponíveis no mercado.

Acrílico: o box de acrílico tem um custo mais baixo do que os modelos de vidro, porém podem se quebrar com muita facilidade. Por ser um material opaco, não se vê a sujeira, o que pode acarretar o acúmulo de mofo.

Cortina plástica: esse é um box que necessita apenas de um varão e de uma cortina plástica para ser instalado, por isso tem um custo muito baixo para o morador. Uma vantagem é que esses materiais podem ser encontrados em várias lojas e também podem ser instalados sem ajuda profissional. Costuma ser utilizado em locais onde existem paredes paralelas e não em áreas de canto, pois essas não possuem sustentação para o varão.

5 dicas práticas para instalar o box do banheiro

A arquiteta Luciana Voso indica cinco passos práticos para a instalação do box do banheiro, sendo necessária a análise de aspectos como medidas, espaço, material e também manutenção e limpeza.

Por segurança, é recomendado o uso de vidros temperados, que são até 5 vezes mais resistentes que os vidros comuns;

A manutenção do box deve ser feita uma vez ao ano para garantir seu bom funcionamento;

É preciso estudar o ambiente antes de escolher o melhor material, acabamento e modelo do box para que o mesmo fique funcional e estético;

O box deve ter uma área mínima de 80cm x 80 cm;

Escolher sempre uma empresa com conhecimento e profissionalismo para entregar o box.

Onde comprar box para banheiro

O box de vidro é o mais caro, mas sua manutenção é simples. Já o box de cortina é mais barato, pode ser feito pelo próprio morador, contudo, exige manutenção recorrente, já que é um material mais fácil de estragar. É necessário que o morador pense no que é mais adequado para o momento e saiba dos prós e contras de todos os tipos de box, para assim conseguir tomar uma decisão que não traga arrependimentos.

Tua Casa