Curitiba vai ganhar segunda Fazenda de Agricultura Urbana

0
214

Passado dois anos da inauguração de sua primeira Fazenda de Agricultura Urbana, Curitiba, capital do Paraná, anuncia uma segunda unidade.

Desta vez, o espaço será construído no bairro CIC, junto ao Parque dos Tropeiros. Elaborado pelo arquiteto Paulo França, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o anteprojeto já foi aprovado.

A proposta segue diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e contará com o suporte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) na implantação.

- PROPAGANDA -

“Os moradores vão ganhar um legítimo horto real, um espaço aberto de cultivo dentro do conceito de sustentabilidade urbana e humana de Curitiba”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

A Fazenda Urbana do CIC irá ocupar uma área de cerca de 11 mil metros quadrados. A estrutura contará com espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, núcleo Regional da SMSAN, ecoworking e salas de aula, conferências e reuniões e ainda um Armazém da Família, com foco em produtos regionais e de agricultura familiar.

A primeira Fazenda de Agricultura Urbana, localizada ao lado do Mercado Regional do Cajuru, reúne mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas. Além de frutas e verduras, são plantadas também ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (Pancs).

Educação

Uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional também será instalada na Fazenda, equipada com cozinha multifuncional, área para a compostagem e o chamado Abelha LAB, com meliponário (os abrigos das abelhas Jataí) para replicação de colmeias no bosque nativo, além de espaço para o manejo de abelhas e mel.

Neste segundo semestre será encaminhada a contratação dos projetos executivos com previsão de início das obras para 2023.

Ciclo Vivo