Para quem prefere cuba a pia, essa peça é essencial para a funcionalidade do banheiro, mas também dá ao cômodo mais estilo e modernidade. Talvez, esteticamente falando, esta seja a principal diferença entre pia e cuba, visto que as pias são tradicionais e não agregam tanto valor na decoração.
É possível encontrar no mercado, cubas de diversos modelos, materiais e cores, de maneira a atender os mais diferentes gostos. Porém, para chegar na escolha ideal é preciso entender algumas coisas sobre este universo tão diversificado.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas informações e dicas importantes para você considerar na hora de comprar a cuba para o seu banheiro.
Tipos de cuba e materiais para confecção
Antes de tudo, você precisa saber que existem diferentes modelos de cuba. Eles se diferenciam não somente pelo design, como também pelo modo de instalação, valores e possibilidades de espaço para serem colocadas.
São seis modelos: embutir, sendo o mais comum; apoio, semi encaixe, sobrepor, de parede, e esculpida.
Quanto ao material, a cuba pode ser feita de porcelanato, sendo o material mais utilizado, vidro, acrílico, madeira, inox, cobre e artesanal. É bom estar ciente que, quanto mais “incomum” o material escolhido, maiores as chances da peça se tornar mais cara.
Dicas para encontrar a cuba ideal para o seu banheiro
1 – Defina o seu orçamento
Assim como há variedade de materiais e modelos de cuba, também há de preço. Quanto mais diferente o modelo e, principalmente, o material usado para a confecção da louça, mais cara ela tende a ser.
Por isso, antes de sair às compras, defina o valor que você quer gastar, pois isso facilita na escolha e também ajudará você a não pagar mais do que pode.
2 – Saiba as medidas do cômodo
Ter noção das dimensões do seu banheiro é uma peça importante desta escolha. Em casos de banheiros pequenos e/ou lavabos, não é recomendado colocar uma cuba grande, visto que a bancada usada para seu apoio pode ocupar muito espaço e deixar o cômodo apertado.
Agora, se o banheiro for grande e espaçoso, a cuba e o gabinete devem ser maiores. Primeiro, porque será proporcional ao espaço e, segundo, que você terá mais flexibilidade nas suas tarefas, de modo a não derramar água na bancada ou no chão.
Outra dica importante é a altura em que a bancada será colocada. É preciso considerar isto para que não fique muito baixa ou muito alta após a instalação da cuba. O recomendado é que a parte superior da bancada fique de 80 a 90 centímetros do chão.
3 – Leve em conta o estilo de decoração do seu banheiro
Dentre os muitos modelos e materiais disponíveis, existem alguns que são padrões e ficarão bem com qualquer estilo. Contudo, outros modelos como os de cobre ou de madeira, ou ainda os coloridos, por exemplo, podem não combinar tão bem com qualquer decoração. Uma boa dica, para trazer harmonia ao cômodo, é seguir o mesmo padrão escolhido para o vaso sanitário.
4 – Cuidado com a torneira
Não é das escolhas mais difíceis, mas uma desatenção pode fazer com que você opte pela torneira errada. Ela deve ter a altura coerente com o modelo da cuba, já que existem cubas com bordas altas e outras mais rasas.
Existem algumas cubas de banheiro que já possuem a torneira acoplada, mas não é o caso da maioria, por isso, vale a dica.
5 – Manutenção diária
Pode parecer bobagem, mas se você busca praticidade para a limpeza da cuba no dia a dia, opte pelos modelos ovais e redondos, pois estes têm um escoamento melhor e são mais fáceis de limpar que as quadradas.
6 – O básico nunca erra
Se você está em dúvida entre as muitas opções ou ainda não definiu ao certo o estilo de decoração do seu banheiro, escolha o básico para não ter erro nem arrependimento futuro. O ideal é que a cuba e o vaso sanitário tenham a mesma cor e que seja, de preferência, branco.
C&C