Com expectativa de atrair público de 50 mil pessoas, 3ª Batatec começa nesta quinta-feira, em Presidente Prudente

0
215

A 3ª Feira Tecnológica da Batata-Doce (Batatec) começa nesta quinta-feira (11) e segue até o domingo (14), das 10h às 22h, no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP). O evento, realizado pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região (Aprobarpp), integra o calendário das festividades do aniversário de 105 anos de fundação da cidade e conta com mais de 40 expositores, praça de alimentação com 12 foodtrucks, atividades técnicas e shows artísticos diários.

A entrada é gratuita e os organizadores esperam receber, durante os quatro dias de evento, um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Com a culinária voltada ao prestígio do tubérculo, a festa contará com doce de batata e doce japonês; purê de batata e doce no pastel; cuscuz paulista com batata-doce; pão de batata-doce e hambúrguer de batata-doce; pizza e batata recheada com massa de batata-doce; batata-doce frita; chopp e refrigerante de batata-doce; e churros com massa de batata-doce.

- PROPAGANDA -

A feira também contará com outras alternativas de alimentação, como hambúrguer artesanal na brasa, espetos e açaí.

As tendas foram montadas na Rua Marechal Floriano Peixoto para comportar o público e parte da área da linha férrea foi aterrada pela Prefeitura para ser utilizada para posicionar os expositores.

Confira a programação de shows artísticos:

Quinta-feira (11) – às 18h30, Orquestra Municipal de Viola, com participação de Cida Ajala (Canção da Batata-doce); às 20h30, Sofia Moreno, e às 21h45, Roberto e Leonel;

Sexta-feira (12) – às 19h, Pedro Henrique e Trevisan; e às 21h45, Zé Gabriel e Rafael;

Sábado (13) – às 18h30, Cantos do Sertão, com Gustavo Henrique Costa; às 20h30, Stella e Henrique, e às 22h, Matheus e Lorenzo; e

Domingo (14) – às 11h30, Bênção Ecumênica em homenagem ao Dia dos Pais; às 12h, Banda San Peter; às 18h, Edir Noya; e às 20h, Antony e Araújo.

Potencial da região

O tesoureiro da Aprobarpp, Luiz da Silva Rocha, que faz parte da organização da 3ª Batetec, falou sobre a importância do evento para o setor de produção do alimento na região de Presidente Prudente.

“A entrada do evento é gratuita, portanto, a expectativa de público para os quatro dias é de cerca de 45 mil até 50 mil pessoas. O evento fomenta a cadeia da batata-doce e mostra o potencial da nossa região dentro desta cultura”, comentou o produtor rural.

Rocha também explicou sobre o mercado produtivo na região de Presidente Prudente.

Segundo o produtor rural, na microrregião do município há cerca de 280 a 300 produtores rurais do alimento.

“Só aqui na região de Presidente Prudente tem em torno de 280 a 300 produtores. A área plantada do alimento atinge cerca de quatro mil hectares e a produção anual, em toneladas, é convertida em caixas: 1 mil caixas por hectare”, informou o tesoureiro da Aprobarpp.

Ainda sobre a produção da batata-doce, Rocha comentou sobre sua comercialização em território nacional.

“A produção do alimento é vendida para o Brasil inteiro, incluindo indústrias, centros de distribuição, centrais de abastecimento e, principalmente, supermercados”, acrescentou.

O produtor rural finalizou falando sobre os valores que este mercado movimenta na região de Presidente Prudente.

“Os preços podem ser alterados, mas a estimativa fica em torno de R$ 100 milhões a R$ 120 milhões por ano”, concluiu.

G1PP