Depois da Honda e da Xiaomi, a Yamaha anunciou o lançamento da scooter elétrica da marca. A Yamaha Neo’s chega ao mercado europeu em junho de 2022 com um projeto especialmente desenvolvido para a mobilidade urbana.
Com um modelo similar à clássica Yamaha Neo de 50 cc, a nova scooter elétrica poderá ser encontrada na rede de concessionários da Europa por cerca de € 3 mil, aproximadamente R$ 16 mil, nas cores Milky White e Midnight Black.
Para facilitar o deslocamento na cidade, as dimensões são compactas e molduras de borracha foram incorporadas para proteger a scooter de pequenos choques e arranhões.
Uma novidade é a localização da bateria, que fica embaixo do assento. Com isso a nova Neo traz um espaço plano maior para o apoio dos pés, ajudando a acomodar bem tanto pessoas maiores quanto pequenas.
Uma segunda bateria pode ser comprada e colocada abaixo do assento que tem um compartimento de 27 litros que pode acomodar um capacete, mesmo com a segunda bateria opcional.
A bateria removível de 1 kWh pesa 8 kg e oferece autonomia de 37 km, mas é possível equipar a scooter com uma segunda bateria e estender a autonomia até cerca de 68 km.
O painel de instrumentos LCD exibe informações como velocidade e autonomia e também indicadores de modo de condução e ícones para conexão com o aplicativo do smartphone.
A Yamaha oferece o aplicativo MyRide com acesso a informações técnicas e operacionais como velocidade, aceleração, status da bateria do veículo, rastreamento de rotas e muito mais.
A recarga pode ser feita nas baterias instaladas, mas também é possível remover e conectar as baterias a uma tomada elétrica. A Yamaha Neo vem com carregador portátil projetado para ser conectado a uma tomada elétrica doméstica. Uma carga completa leva cerca de 8 horas.
Outra novidade são dois modos de condução que podem ser selecionados pelo motorista, o ETS e o ECO. No STD a potência máxima chega a 2,06 kW e a velocidade a 45 km/h. Já no modo ECO reduz o consumo de bateria e é indicado para viagens mais longas, com a potência máxima de 1,58 kW e a velocidade máxima é limitada a 35 km/h.
Ciclo Vivo