A Volvo divulgou na quarta-feira (21) uma série de materiais que adiantam muito do que podemos esperar sobre o EX90, SUV grande que será o sucessor do XC90 e deverá ser posicionado como o modelo topo de linha da fabricante sueca.
A novidade também teve a sua estreia mundial confirmada para o dia 9 de novembro deste ano e, enfatizando a imagem da Volvo, o EX90 deverá se tornar um dos automóveis mais seguros do mundo.
Entre os esforços da marca que vão estrear no EX90 está o que a Volvo chama de “sistema de compreensão do motorista”.
Por meio de duas câmeras internas, o Volvo EX90 será capaz de “entender” quando o motorista apresenta sinais de sonolência, distração ou até mesmo intoxicação, prejudicando sua capacidade de conduzir de forma plena o veículo.
“Usando suas duas câmeras para captar sinais iniciais que indicam que o motorista não está no seu melhor, o sistema observa os padrões de olhar. Ao medir quanto tempo o motorista olha para a estrada à frente, permitindo variações naturais, ele entende quando os olhos e, talvez, a mente, estão focados em outro lugar que não a direção”, detalha a Volvo.
O “sistema de compreensão do motorista” também leva em conta as informações do volante capacitivo, uma vez que ele é capaz de monitorar se o motorista solta o volante com frequência, além de levar em conta a estabilidade de sua direção.
“Ao usar nossas tecnologias patenteadas para detecção em tempo real de padrões de olhar e comportamento de direção, o carro poderá tomar as medidas apropriadas para ajudar o motorista quando necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de alerta que aumenta de volume com a gravidade da situação. Se o motorista não responder a avisos cada vez mais claros, o carro pode até parar com segurança na beira da estrada, enviando um aviso aos outros usuários da estrada com suas luzes de perigo”, acrescenta a marca sueca.
Já para monitorar a parte externa do EX90, a Volvo vai equipar o SUV premium com um conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração.
De acordo com estudos da Volvo, a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) é capaz de reduzir acidentes com resultados graves em até 20%, e a prevenção geral de acidentes pode ser melhorada em até 9%.
O método de sensoriamento remoto usa a luz na forma de um laser pulsado para medir faixas com alta precisão e fidelidade. A Volvo explica que sua tecnologia LiDAR a ser oferecida no EX90 será capaz de detectar pedestres a distâncias de até 250 metros e algo tão pequeno e escuro quanto um pneu em uma estrada a 120 metros à frente.
“Tudo isso enquanto viaja em velocidades de rodovia. E, como não depende da luz como uma câmera, o veículo está cuidando de você durante o dia e à noite”, pontua a fabricante.
Com isso, salienta a Volvo, o carro não apenas poderá intervir e ajudar o motorista, mas também terá uma melhor compreensão de quando é necessário e como ajudar da melhor maneira.
“Acreditamos que o EX90 é o Volvo mais seguro que já ganhou as ruas. Estamos fundindo nossa compreensão do ambiente externo com nossa compreensão mais detalhada da atenção do motorista. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e poder de computação se unem, eles criam um escudo preventivo de segurança ao seu redor e você nem saberá que ele está lá, até precisar”, declara Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars.
Por fim, vale salientar que a alta tecnologia de sensores e a elevada capacidade computacional do Volvo EX90 vai permitir à fabricante alemã oferecer condução autônoma sob demanda.
Em determinados países e, se as condições permitirem – envolvendo aspectos legais e de homologação dos veículos –, os futuros donos do EX90 poderão contratar o serviço via assinatura.
Autoo