Auditores fiscais federais agropecuários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) percorreram 4.400 km em operação para fiscalizar fertilizantes e corretivos nos estados de Mato Grosso e Pará.
Na ação foram coletadas 37 amostras de produtos para análise de conformidade nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).
Durante 14 dias de operação, a equipe fiscalizou 18 estabelecimentos na região de Santarém, Itaituba, Rurópolis, Belterra e Fordlândia no Pará e 22 estabelecimentos no Norte do Mato Grosso, municípios de Guarantã do Norte, Sinop, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.
Embargo de empresas
Foram embargadas cautelarmente 11 empresas de fertilizantes e corretivos, sendo que quatro estabelecimentos estavam operando sem o devido registro no Mapa.
Os outros casos requerem adequações nas instalações ou comprovação de cumprimento dos procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas e produtos acabados.
Ao todo foram emitidos 27 autos de infração e sete termos de intimação.
Participaram da ação 10 auditores fiscais federais agropecuários de diversos estados.
A força-tarefa foi organizada pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas e contou com o apoio logístico das Superintendências Federais de Agricultura nos estados do Pará e Mato Grosso.
Canal Rural