Ao construir ou reformar, as cores para a área externa sempre deixam dúvidas na hora da escolha. Realmente é uma decisão muito importante, pois é a área externa que dá a primeira impressão.
Além disso, a fachada é a identidade da casa, o “cartão de apresentação” do conjunto da obra. Para ajudar nessa difícil decisão, mostraremos algumas dicas de qual é a melhor cor para o ambiente externo de uma casa. Quais as tendências, as combinações e composições que dão mais certo.
Qual a melhor tinta para parede externa?
Opção é o que mais existe no mercado, mas é importante saber escolher para não ter problemas futuros como a perda da vivacidade da cor e manutenções constantes. Existem dois tipos principais de tintas para esse ambiente, e uma delas ainda tem alguns acabamentos diferenciados.
Existe a tinta acrílica e a tinta emborrachada. E a tinta acrílica ainda possui 3 tipos de acabamentos, acetinado, semibrilho e fosco.
Tinta acrílica
A tinta acrílica é impermeável sendo uma opção bem adequada para esse tipo de ambiente. Ela possui ainda três tipos de acabamentos:
Acetinado: com um pouco de brilho, sendo requintado e que permite a lavagem da parede.
Semibrilho: também pode ser lavada, e tem um acabamento elegante.
Fosco: esse acabamento é ótimo para disfarçar possíveis imperfeições, mas ela não é resistente à limpeza.
Tinta emborrachada
A tinta emborrachada é a mais ideal para áreas externas, inclusive sendo reconhecida por muitos especialistas. Ela ainda previne o mofo, não desbota, e é bastante resistente às intempéries do tempo.
Mistura de paredes lisas com revestimentos
Outra opção que é muito utilizada é a mistura de paredes lisas, apenas pintadas, com outros revestimentos, como porcelanatos, pedras, madeira, aço, vidros, vitrais entre outros.
Essa combinação dá muito certo, e fazendo a composição da paleta correta da cor do revestimento com a tinta utilizada nas paredes, se cria um estilo único, que reflete a personalidade dos moradores.
Escolha das cores
Para a escolha das cores é importante lembrar que elas transmitem várias percepções e emoções. E com a tecnologia na área dos acabamentos, as cores podem ser mescladas e milhares de opções são criadas, agradando todos os gostos.
Algumas das cores mais utilizadas em fachadas são: branco, cinza, bege, tons terrosos, marrom, azul, amarelo e todas as variações dessas cores. As cores neutras, de qualquer tom são sempre muito sóbrias e modernas.
O branco é clássico, ele combina com qualquer outra cor e/ou revestimento assim como os tons de cinza.
Um outro tom que tem feito muito sucesso é o cinza no estilo cimento queimado. Inclusive já existem cores desenvolvidas nesse estilo, para que a cor não fique totalmente uniforme, e ao ser aplicada, a parede fica como se tivesse sido feita com o cimento queimado, manualmente. É uma tonalidade bem moderna e com bastante uso.
Abc da construção