O Ministério do Turismo (MTur) torna público o resultado final do edital da Chamada Pública referente à convocação de instituições de ensino e entidades do sistema “S” que possuam cursos de capacitação e qualificação profissional e que apoiarão o Ministério na educação de diversos brasileiros, em especial aqueles que atuam no setor. CLIQUE AQUI e conheça as entidades selecionadas.
A iniciativa vai potencializar a oferta de capacitação e qualificação no país, além de ampliar o atendimento da cadeia produtiva e diversificar os temas trabalhados, com otimização na aplicação de recursos públicos. As instituições selecionadas atuarão com a capacitação profissional com temas relacionados ao turismo, idiomas estrangeiros, eventos e boas práticas em questões associadas à biossegurança, formatados para o Ensino a Distância (EAD).
Serão 14 capacitações que terão carga horária igual ou superior a 20 horas/aula e serão gratuitas. As entidades selecionadas, que agora são parceiras do MTur, ministrarão cursos com os temas: produção publicitária com ênfase no turismo; agente de viagens; cerimonial e protocolo para eventos; boas práticas para serviços de alimentação e distribuição, planejamento e organização de eventos sociais; cozinha brasileira, cozinha internacional; cozinha japonesa; sustentabilidade aplicada a cozinha, boas práticas de manipulação de alimentos; como elaborar fichas técnicas de preparação de alimentos; inglês para restaurantes; e inglês para turismo – básico.
A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.
A chamada pública seguiu aberta até o dia 15 de agosto. A interposição de recursos poderá ser feita de forma devidamente fundamentada e documentada em até cinco dias a partir da data de publicação do resultado, divulgado nesta quarta-feira (19.10), por meio do e-mail: cgqt@turismo.gov.br.
Por Nayara Oliveira – Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo